Medida Provisória pode criar novo imposto sindical

Uma das promessas do presidente Michel Temer com a nova reforma trabalhista foi o fim da obrigatoriedade do imposto sindical pelos trabalhadores. Contudo, o preço dessa vitória já está chegando ao Palácio do Planalto. Aliados pressionam Temer a garantir o que foi combinado nas negociações e uma delas deverá vir em uma Medida Provisória, que também conterá algumas “melhorias” que haviam sido combinadas previamente com os demais deputados e senadores.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

A controversa Medida Provisória

Essa Medida Provisória substituirá o imposto sindical e tem possibilidade de ser aprovada antes mesmo da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). Outros pontos também devem ser alterados antes da lei entrar em vigor, desfigurando parte das medidas pelo texto atual.

A partir do dia 11 de novembro, com a entrada da Lei 13.467/2017, o desconto da contribuição obrigatória deixará de existir. Este que era deduzido em março, referente a um dia trabalhado do salário do trabalhador (em torno de 3,3%). O desconto então estará condicionado aos trabalhadores que o autorizarem previamente e serão designados aos sindicatos representativos de sua profissão/categoria.

Porém, com a possibilidade de alteração do texto através da Medida Provisória, a contribuição sindical obrigatória poderá ser revivida. A Força Sindical e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) estão discutindo em assembleia sobre a criação de uma nova contribuição sindical. O que poderá resgatar e ainda aumentar ainda mais o valor pago pelos trabalhadores. Para a UGT, uma alíquota de 6% seria justa para a sobrevivência dos sindicatos. Mas vale também destacar que a manutenção desse tributo por meio de uma MP não é favorável por todas as centrais sindicais.

Com tudo isso, caberá a classe trabalhadora demonstrar indignação com o retorno desse imposto, cobrando dos Deputados Federais e Senadores para que esse texto não seja aceito em votação do Congresso Nacional. Agora, devemos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Via iobnews

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Exame de Suficiência 1/25: últimos dias para as inscrições

Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…

3 minutos ago

Fique sabendo! Prorrogado prazo para envio da DCTFWeb e outras mudanças

Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…

16 minutos ago

Simples Nacional vai mudar com novo estatuto das microempresas

A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…

16 minutos ago

Etanol: Preços Disparam em Postos de Todo o Brasil

Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…

29 minutos ago

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

41 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago