Mesas personalizadas, porta-retrato, bonecos, plantinhas e colegas de equipe sempre próximos.
Essas são as principais características de um escritório comum nos dias de hoje.
Mas não até a chegada da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, também conhecido como Covid-19.
Com o surgimento da crise, o modelo de organização dos escritórios atualmente está em decadência.
Muitos especialistas preveem que, após o fim do isolamento social, o escritório não será o mesmo.
Além disso, empresas que trabalham com mão-de-obra, como no caso de indústrias de válvula redutora de pressão, entre outros, também terão que passar por mudanças radicais em seu meio de trabalhar.
Ou seja, para evitar aglomerações e o alastramento do novo vírus, muitas propostas de mudanças de layout vieram a tona.
Essa mudança visa reduzir o adensamento dos escritórios e dos ambientes corporativos.
Afinal, nem todas as empresas vão permanecer no home office por muito tempo.
Segundo Douglas Enoki, gerente de arquitetura da IT’ S Informov: “Temos verificado uma demanda grande das companhias que buscam soluções para voltar ao trabalho nesse cenário desafiador”.
Mas, afinal, quais são as medidas a serem cumpridas pós pandemia para as empresas? Neste post você irá saber de todos os detalhes do assunto.
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Escritório como ambiente social
Basicamente, o que está proposto para o futuro das empresas são ambientes com a capacidade de funcionários reduzido.
No entanto, isso não significa que os locais precisam ser necessariamente mais amplos.
![crédito folha de pagamento](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/03/grupo-de-pessoas-trabalhando-no-plano-de-negocios-em-um-escritorio_1303-15818.jpg)
Muitos colaboradores dentro de uma organização podem escolher trabalhar em casa, por exemplo.
No geral, a tendência é a segurança e o revezamento dos funcionários.
Esse distanciamento é essencial, desde que não prejudique a comunicação e networking entre os próximos trabalhadores.
Reorganização de layout
Outro ponto essencial para levar em consideração diante das mudanças no escritório é a redução de utensílios e mobiliários entre os membros de uma empresa, com o intuito de não repassar algum tipo de contágio.
Por essa razão, ao mesmo tempo em que aumentam as divisões, haverá a diminuição de portas, bancadas, mesas e qualquer outro objeto, sobretudo os que estão mais sujeitos a contaminação.
Nesse caso, as divisórias para escritório serão remodeladas de forma que o empregado não precisará necessariamente tocar em muitos objetos.
Tecnologia e rotinas de higiene
Por fim, os escritórios do pós-pandemia também terão muitas tecnologias.
Portas automáticas e controle de acesso por meio de QR code ou leitor facial são alguns exemplos de inovações necessárias no futuro.
Além disso, descargas automáticas, saboneteiras e secadoras de mãos também devem ser implementadas nos escritórios.
Já no que diz respeito a produção, como empresas que fabricam válvula de retenção e tem processos internos, o que se espera é o aumento nítido da higiene e dos equipamentos de proteção individual utilizados corretamente entre os funcionários.
Agora que você já sabe quais serão as medidas mais importantes a serem cumpridas no escritório, o que achou dessas mudanças? Gostou do nosso post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.