Abrir um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual) envolve responsabilidades para o empreendedor, como o cumprimento de obrigações junto ao fisco. Apesar de ser um modelo empresarial simplificado e descomplicado, ainda, sim, existem exigências a serem cumpridas.
Na verdade, existem diversas obrigações que devem ser cumpridas, no caso, o descumprimento de algumas dessas obrigações podem gerar consequências bem sérias para o seu negócio, como o pagamento de multas e até mesmo o desenquadramento da categoria.
Mas, para facilitar sua vida como Microempreendedor Individual, vamos te trazer as 4 principais obrigações que todo MEI deve cumprir em 2025 para evitar possíveis penalidades e estar conforme as exigências do Fisco.
Todos os meses, o Microempreendedor Individual tem até o dia 20 pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é através do pagamento desta guia, que o empreendedor estará em conformidade com o pagamento de impostos e de suas contribuições ao INSS.
A emissão deste documento é extremamente simples de se fazer, bastando acessar ao Portal do Empreendedor, ou mesmo o aplicativo MEI, disponível na loja de apps do seu celular, seja ele Android ou iOS.
Todo MEI que possuí um funcionário é obrigado a enviar os dados de registro do seu colaborador no eSocial, em caso de dúvidas é de fundamental importância que você busqu a orientação de um contador de confiança.
Esse registro visa facilitar o acompanhamento das obrigações, bem como garantir o fornecimento de mais informações, bem como a transparência no cumprimento das obrigações legais do empregador.
Além do pagamento mensal do DAS o MEI tem outra obrigação muito importante para cumprir até o dia 31 de maio de cada ano, e diz respeito ao DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional — Microempreendedor Individual), o não envio dessa declaração gera graves penalidades para o MEI, então fique atento.
A partir de abril, o MEI deverá aplicar a nova exigência da Receita Federal que é a obrigação de incluir o Código de Regime Tributário (CRT) 4 — Simples Nacional — Microempreendedor Individual MEI.
O CRT 4 deve ser incluso em todas as Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), emitidas pelo MEI. Esse código serve para que o Fisco consiga identificar quais são as notas fiscais geradas pelo Microempreendedor Individual.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…