Abrir um Microempreendedor Individual (MEI) é uma ótima iniciativa, mas é preciso saber como gerenciar o seu negócio, afinal, existem algumas atitudes que te atrapalham a crescer e ganhar dinheiro.
O MEI permite que milhões de pequenos empreendedores aproveitem as vantagens de um CNPJ e a proteção da Previdência Social, é um modelo empresarial muito popular e promissor.
Para lucrar de verdade, os profissionais precisam mudar algumas atitudes que atrapalham os pequenos negócios de ganhar dinheiro, confira abaixo quais são elas.
Não divulgar seu negócio
Muitos empreendedores podem achar que não é preciso divulgar o seu estabelecimento, que basta estar bem localizado ou possui uma quantidade de clientes que está tudo bem. Entretanto, se você quer que o seu empreendimento cresça e quer realmente e planeja colocar mais dinheiro no bolso, divulgue.
O tráfego pago é uma ótima opção para divulgar sua loja na sua região. Plataformas como o Facebook e o Instagram são as preferidas de pequenos empreendedores, elas podem apresentar sua empresa para todos na sua cidade, por uma pequena quantia.
Não utilizar as redes sociais ou usar de qualquer jeito
As redes sociais podem se tornar verdadeiras máquinas de vendas, onde você apresentará seus negócios, seus produtos e/ou serviços. É possível que seus clientes decidam conhecer seu produto por estarem acompanhando suas postagens, seja próximo dos seus clientes.
Tentar fazer tudo sozinho
Tentar fazer tudo sozinho pode destruir seus negócios, o Microempreendedor Individual só pode ter um funcionário, mas é possível contratar profissionais freelancer para te ajudar em diversas áreas do seu empreendimento.
Caso você não esteja dando conta de algo contrate alguém, o efeito pode ser extremamente positivo.
Não ter planejamento
Agir de qualquer maneira pode afundar o seu negócio, você precisa ter um planejamento e se organizar, isso é extremamente necessário para ganhar dinheiro. Monte um plano de negócios e pense em estratégias para aumentar seus lucros com base no seu nicho, aproveite o final de ano.
Não ter uma gestão financeira responsável
Realmente a maioria dos Microempreendedores Individuais não faturam alto, mas é preciso separar um valor como um pagamento para você e o restante dinheiro será da sua empresa, o seu MEI.
Falta de qualificação
Você precisa pesquisar sobre a sua área de atuação, além disso, é preciso realizar cursos que vão te ensinar como cuidar do seu MEI. Busque consultorias, cursos de especialização, realize pesquisas e esteja sempre se qualificando, não se acomode.
Não tratar seu MEI como empresa
Muitos empreendedores esquecem que estão lidando com uma empresa e acabam descuidando do seu próprio negócio. É preciso pagar as contas em dia, ter uma conta pessoa jurídica para as movimentações financeiras (o que facilita o acesso a crédito) e enviar a declaração anual, essas e outras obrigações devem ser cumpridas.