Empresas do grupo:

Início » MEI atrasado: entenda quais os prejuízos e como regularizar

MEI atrasado: entenda quais os prejuízos e como regularizar

Os microempreendedores têm até dia 31 de janeiro para colocar as finanças em ordem, verificar guias em atraso e evitar a perda de benefícios. Saiba como!

por Ricardo de Freitas
5 minutos ler
MEI atrasado: entenda quais os prejuízos e como regularizar

Se a sua microempresa está com o pagamento do MEI atrasado, saiba o que fazer. Todos os microempreendedores individuais devem realizar o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui tributos como ICMS, ISS e INSS. A inadimplência no pagamento pode acarretar consequências negativas.

Qual o prazo máximo para regularizar o MEI em 2025?

Os microempreendedores individuais têm até 31 de janeiro de 2025 para regularizar suas pendências com a Receita Federal. Esse prazo foi prorrogado para oferecer mais tempo aos empreendedores com dificuldades financeiras.

Quem não regularizar a situação até a data limite será excluído do Simples Nacional a partir de 1º de fevereiro de 2025. Para pagar as guias em atraso é simples: o acesso dos boletos DAS se dá por meio do Portal do Empreendedor. Por ele, é possível emitir uma nova guia de pagamento para o recolhimento dos tributos em atraso, com acréscimos relativos a multas e juros.

MEI atrasado: o que fazer

É fundamental que o microempreendedor evite atrasos no pagamento, por diversos motivos, como a manutenção da Previdência Social em dia. Porém, caso ocorra o imprevisto de pagamento do MEI atrasado, é possível gerar o boleto pelo Portal PGMEI, de forma simples, contendo apenas o número do CNPJ.

O vencimento do DAS ocorre todo dia 20 de cada mês, mas o imposto incide para o mês seguinte. Vale lembrar que os valores para empresas de comércio e indústria, prestação de serviços e comércio e serviços são diferenciados, então fique atento.

MEI atrasado recebe auxílio doença?

Depende. O recebimento do auxílio-doença pelo MEI inadimplente depende do tempo sem pagamento dos tributos (DAS).

Mesmo deixando de pagar suas contribuições regularmente, o MEI ainda pode manter sua condição de segurado perante a Previdência Social por um período máximo de um ano. O cancelamento só ocorrerá caso não haja a regulamentação dos débitos, a partir da 13ª parcela em atraso (o 13º mês a contar do primeiro DAS em atraso).

Além disso, o atraso pode trazer outros prejuízos, como a impossibilidade de emitir notas fiscais, renovar contratos e manter alvarás de funcionamento.

Leia Mais:

Regularizar MEI atrasado: passo a passo

Para gerar os boletos do MEI em atraso, siga este passo a passo. Vale lembrar que, uma vez pagos os DAS atrasados, por meio da emissão de novas guias com juros e multas, a situação será automaticamente regularizada perante a Receita Federal e demais órgãos competentes.

  • Primeiramente, acesse o site do Portal do Empreendedor;
  • Clique em “JÁ SOU MEI”;
  • Agora, clique em “PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÃO MENSAL E PARCELAMENTO”;
  • Em seguida, vá até “BOLETO DE PAGAMENTO” e insira o CNPJ da sua empresa MEI;
  • Por fim, basta selecionar os débitos que pretende quitar, emitir os boletos e realizar o pagamento em rede bancária ou nas lotéricas.

MEI atrasado: como parcelar?

 Você sabia que, se houver muitos débitos atrasados, é possível parcelá-los? Ao optar pelo parcelamento, você deverá pagar a parcela acordada juntamente com a guia mensal do DAS, até o dia 20 de cada mês.

A solicitação do parcelamento é realizada no Portal do Empreendedor ou no Portal do Simples Nacional. É importante se atentar que, antes de fazer esse procedimento, será necessário realizar a DASN – Declaração Anual Simplificada para MEI.

Após a entrega da DASN, o microempreendedor deverá aguardar cinco dias úteis para iniciar a solicitação de parcelamento de dívidas.

Ainda vale a pena ser MEI?

 A resposta é sim. Esse regime oferece vantagens, como a simplificação dos impostos em uma única guia e carga tributária reduzida. Perder o acesso a esses benefícios pode aumentar os custos e dificultar a gestão dos negócios.

Dessa forma, mantenha seus pagamentos de tributos em dia para garantir conformidade com a legislação e evitar problemas relacionados ao atraso no MEI, prevenindo, assim, prejuízos futuros.

Por Gleiberson Bessa – Head de Operações da GestãoClick

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More