MEI

MEI com nome sujo consegue fazer empréstimo?

Conseguir um empréstimo como Microempreendedor Individual (MEI) é o objetivo de milhões de profissionais que possuem o nome sujo, mas é preciso entender como funciona a concessão de crédito para essa classe.

Conseguir crédito quando se está negativado é praticamente impossível, mas quando um empreendedor está precisando de dinheiro para investir no seu próprio negócio, assistir todas as portas se fechando pode ser desesperador.

Existem pontos a serem analisados pelo Microempreendedor, para entender como conseguir crédito e se realmente é possível conseguir estando negativado.

Crédito facilitado

Quando o Microempreendedor está regular, já tem mais de uma ano de funcionamento e possui um faturamento estável, existem diversas de linhas de crédito com juros baixos disponíveis, que podem ser acessadas com facilidade.

Assim como no empréstimo pessoa para pessoa física, quando uma instituição financeira empresta dinheiro para um negócio, ela analisa todo o histórico de pagamentos e o faturamento da sua empresa.

Parte dos benefícios são os juros baixos, é possível encontrar créditos de 1,95% ao mês, podendo encontrar taxas de 1,09% A.M.  No caso de linhas de crédito com garantia. Ou seja, os juros para o MEI são bem abaixo dos empréstimos de pessoa física.

MEI com nome sujo consegue fazer empréstimo?

A resposta é sim, porém pode ser difícil em algumas instituições. Mesmo que o seu CNPJ e CPF sejam seja número diferentes, no caso do Microempreendedor, a pessoa física ainda é muito associada à jurídica e ter o nome sujo pode dificultar seu acesso a empréstimos.

Como o Microempreendedor possui o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), mas não possui personalidade jurídica, as dívidas da pessoa física e do MEI podem se confundir. Um exemplo disso é que o empreendedor pode utilizar sua conta pessoa física como profissional sem problemas (mas sem benefícios também).

Portanto, com um faturamento estável e com uma empresa funcionando há bastante tempo, mesmo com o nome sujo, existem instituições financeiras que vão te conceder empréstimos, mas pode ser mais difícil de encontrar. 

Alternativas

Se você tem o nome sujo e seu Microempreendedor Individual não consegue ter acesso a crédito, existem algumas alternativas para que você consiga crédito para investir no seu negócio:

  • Empréstimo do FGTS (saque-aniversário): Se você for CLT, os juros são baixo e se você antecipar as parcelas os juros ficam menores e o seu sal é liberado
  • Empréstimo com garantia de veículo ou imóvel;
  • Crédito MEI oferecido por instituições públicas como a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), se cumprir os requisitos.

Atenção: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago