Se você é MEI provavelmente já deve ere ouvido falar da Classificação Nacional de Atividades Económicas (CNAE), o CNAE é um código, criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que identifica e padroniza todas as atividades econômicas realizadas no país sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ.
É esse código que indica se você fabrica produtos, vende mercadorias ou presta serviços e até o nicho em que atua. O MEI pode cadastrar 16 atividades no no seu CNPJ, sendo uma atividade principal e 15 ocupações secundárias.
Porém alguns MEIs sentem a necessidade de modificar a sua principal atividade ou incluir outras atividades, secundárias.
E se você é MEI e deseja realizar esse processo fique conosco que nós iremos te ensinar.
Para você atualizar sua CNAE e colocar suas novas atividades, basta seguir o passo a passo:
Saber como escolher o CNAE correto é fundamental para classificar sua empresa e delimitar suas operações de acordo com o segmento.
A Comissão Nacional de Classificação disponibiliza a tabela CNAE completa no site do IBGE, onde você pode pesquisar por código ou navegar pela estrutura do sistema.
Atualmente, a tabela do CNAE possui as seguintes divisões e subdivisões:
Importante lembrar que a atividade principal é a que representa a maior parte da receita e operações da empresa, e incluir as outras como secundárias.
Ao escolher seu CNAE, você vai notar que cada classe e subclasse possui Notas Explicativas com uma descrição mais completa.
Esses campos já mostram quais atividades estão incluídas na categoria e quais ficam de fora, para melhorar a compreensão sobre a classificação.
Se você é microempreendedor individual (MEI), a atenção tem que ser redobrada pois nem todas as atividades são permitidas pra sua categoria.
Por isso você terá que consultar a lista de atividades permitidas diretamente no Portal do Empreendedor, e assim escolher uma ocupação principal e até 15 secundárias.
Mesmo com um guia de como escolher o CNAE correto, a dica é, busque a ajuda de um contador!
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…