Você sabe o que é MEI? Talvez até você possa atuar como um MEI e ainda não sabe. A sigla MEI significa Microempreendedor Individual. Esse termo foi criado com o intuito de formalizar de maneira mais rápida e fácil determinadas atividades profissionais.
Sendo assim, a palavra “Micro” não faz parte do termo à toa, pois para se enquadrar na categoria de MEI, o empreendedor não pode ter faturamento maior do que R$ 81 mil por ano. Além disso, ele pode apenas contratar um funcionário.
Se o faturamento for acima desse valor estipulado, o microempreendedor deverá efetuar o pagamento dos impostos equivalentes seguindo as orientações do artigo 18-A da Lei Complementar 123/2006.
Contudo, uma série de atividades econômicas pode ser enquadrada no MEI. Por isso, é interessante notar que elas são bem variadas.
Sendo assim, profissionais como jornalistas, fotógrafos, artesãos, carpinteiros, e outros vários profissionais estão aptos a atuarem como Microempreendedores Individuais.
A tecnologia a serviço do MEI
Como você viu, a quantidade de profissões que um MEI pode se enquadrar são várias e bem distintas. No entanto, o que é comum para todas elas é algo bem evidente nos dias de hoje: a presença online.
Não importa qual é o segmento de atuação do Microempreendedor Individual, o fato é que sem estar na internet ele passará despercebido por quem mais interessa: o seu público.
Digamos, por exemplo, que o MEI gerencia um pequeno salão de beleza. Nesse caso, é importante ter um site e um bom serviço de hospedagem para esse site. Junto com a hospedagem, registrar o domínio desse espaço na web também é importante.
Lembrando que você pode registrar o seu aqui.
Graças a um bom nome de domínio, os clientes vão concluir que o empreendedor tem comprometimento em entregar um trabalho de qualidade.
A questão é que um site é a vitrine de um negócio na internet e o domínio traz mais credibilidade para a empresa e mais engajamento com a marca.
O Google auxiliando o MEI
Se poder contar com um site é importante para o Microempreendedor Individual, é também importante pensar em outras maneiras para obter uma eficiente presença digital.
Por isso, é nessa situação que o famoso Google aparece para dar uma mãozinha. É óbvio que a utilização de redes sociais, bem como a criação de landing pages criadas por meio de ferramentas como o Unbounce se mostram úteis.
No entanto, estar na internet pode ir muito além disso. Você já reparou, por exemplo, que a maioria das pessoas pesquisa empresas e produtos no Google.
Sendo assim, o MEI que possui um salão de beleza ou uma clínica de estética vai ter mais chances de ser encontrado ao aparecer no Google.
Para facilitar esse tipo de situação, então o Microempreendedor Individual poderá utilizar uma ferramenta conhecida como Google Meu Negócio.
Essa ferramenta literalmente coloca a empresa do MEI ao alcance do público consumidor. Como ela faz isso? Simples, ela oferece algumas informações relevantes sobre o negócio.
Entre as informações estão o endereço, o horário de funcionamento, mapas de localização, telefone para contato e até avaliações de outros clientes.
Além disso, a ferramenta possibilita a publicação de fotos e ofertas no perfil de negócio e, desse modo, é possível mostrar ao público os diferenciais da empresa, aparecendo na internet como uma boa alternativa para quem ainda não é um cliente.
Para quem é Microempreendedor Individual, o Google Meu Negócio é bastante viável, pois é uma ferramenta gratuita e não vai atrapalhar as finanças de empresários que geralmente estão iniciando na atividade.
Essa ferramenta, criada no ano de 2014, ainda tem mais uma série de benefícios para quem atua como MEI. Vamos ver mais alguns deles?
Mais interação com o público
Ao usar essa ferramenta, o MEI está apto a ler os comentários dos seus clientes, bem como mostrar fotos relevantes da empresa. Desse modo, não é exagero afirmar que na era da interatividade, o Google Meu Negócio facilita a comunicação entre empresário e público.
Avaliar as informações
Graças ao Google Meu Negócio, o MEI pode saber como os clientes pesquisam a sua pequena empresa, bem como permite visualizar de onde esse público acessa. Tudo isso auxilia na hora de conhecer melhor quem pesquisa pela empresa.
Outro aspecto interessante é permitir que o MEI saiba quantos clientes efetuaram ligações diretamente para o seu negócio usando o telefone mostrado nos resultados de pesquisas do Google.
Está nos dispositivos móveis
Não é por acaso que quem investe na carreira de empreendedor ouve muito falar em site responsivo, afinal, estamos na era dos smartphones e é fundamental que um site possa ser visualizado nesse tipo de dispositivo.
No caso do Google Meu Negócio, o MEI pode fazer o download gratuito da ferramenta para celular. A vantagem disso é poder acessar a conta e realizar a atualização das informações da microempresa de qualquer lugar.
Conclusão
Investir em um próprio negócio é a saída para quem deseja empreender ou vender a sua ideia para o mundo.
Como a internet é um local onde todos os tipos de consumidores frequentam para encontrar produtos e sanar problemas do cotidiano, é fundamental que o MEI saiba transitar pelo ambiente digital.
Portanto, ao utilizar o Google Meu Negócio, o Microempreendedor não apenas vai ter mais autonomia para gerenciar a sua empresa, como também abrirá as portas do seu empreendimento para mais clientes.
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