Uma das grandes dúvidas e dificuldades que os microempreendedores têm no Brasil é de como divulgar MEI gastando pouco. Afinal, não é todo mundo que tem um orçamento de Marketing polpudo.
No entanto, é fato que o Marketing é essencial para os negócios de empresas de todos os tamanhos. Não é à toa, por exemplo, que a indústria farmacêutica investe duas vezes mais em propaganda do que em pesquisa.
Mas como aproveitar ao máximo o Marketing quando não temos orçamento para isso? Como divulgar MEI gastando pouco e ainda assim obtendo resultados importantes para crescer? Será que dá para fazer algo do tipo?
É claro que sim! Se você quer saber como divulgar MEI gastando pouco e com bons resultados, siga a leitura abaixo!
O primeiro passo para conseguir divulgar seus serviços com poucos gastos é determinar quem é a sua persona. Isso é essencial porque permite que você possa segmentar os seus anúncios e torná-los mais eficazes.
Pense assim: para atingir 1 milhão de pessoas com seus anúncios, talvez você precise investir R$30 mil ou mais. Mas você não precisa atingir 1 milhão de pessoas, afinal, não vai conseguir atendê-las.
Para um MEI vender todo o seu estoque ou deixar a sua agenda cheia, basta algumas centenas de clientes. Por isso, você pode focar os seus anúncios apenas naquelas pessoas que são mais prováveis de comprar, o que faz com que seja mais barato investir em Marketing.
Para isso, no entanto, é essencial saber quem são as suas personas. Ou seja: saber quem é o seu público-ideal, onde ele trabalha, como se informa e como faz suas decisões de compra.
As redes sociais são essenciais para empresas de todos os tipos e tamanhos. Afinal, com 6 em cada 10 brasileiros nelas, não dá para ignorar o poder de influência e de marketing que elas possuem.
No entanto, nem todo MEI tem tempo para poder gerenciar suas redes sociais. Ou pior: nem todo mundo sabe como transformá-las em máquinas de vendas.
Para isso, é importante contratar uma empresa especializada no assunto, mas que cobre um preço adequado para a sua faixa salarial. O recomendado, portanto, é solicitar um orçamento para gerenciar redes sociais de várias empresas até achar aquela que cobra um valor que caiba no seu bolso.
O Google Ads é uma ferramenta poderosa para quem quer aumentar as suas vendas sem gastar muito com isso. Com ele, é possível colocar os seus serviços na primeira página do Google.
Por isso, vale a pena direcionar parte da sua capacidade de investimento para conseguir obter os melhores resultados possíveis.
É interessante escolher as melhores palavras-chaves para o seu negócio, além do melhor espaço, para aumentar as suas chances de sucesso. Um MEI que venda produtos, por exemplo, ganhará mais no Google Shopping, enquanto um MEI que comercialize aplicativos vai ter mais sucesso no Google Play.
Um dos segredos de como divulgar MEI gastando pouco é ter a mente criativa e foco em experimentação. Assim, é possível aprender a otimizar os anúncios para que eles se tornem cada vez mais baratos, sem perder a eficiência.
Por exemplo, será que o melhor para o seu negócio é usar um anúncio com um CTA como “Compre já!” ou “Conheça mais”? Será que é melhor colocar o preço no texto do anúncio ou não?
Realizando testes A/B é possível aprender a resposta para essas dúvidas e entender qual é a formatação de anúncios que traz melhores resultados a um baixo preço para o seu negócio.
Uma boa maneira de conseguir mais negócios sem gastar muito é firmando parcerias com empresas de segmentos parceiros ou que se interessem pelos seus serviços.
Por exemplo, imagine um hotel. Eles provavelmente contam com muitos visitantes chegando das estações de trem, rodoviárias e aeroportos mais próximos. Seria útil ter um serviço de translado disponível, correto?
Para os MEIs que trabalham com direção em aplicativos de motoristas, essa é uma ótima oportunidade. Basta entrar em contato com os hotéis próximos e oferecer os seus serviços a um preço em conta para conduzir os hóspedes do hotel.
Dessa forma, há um fluxo constante de negócios mantendo a sua agenda cheia, sem precisar gastar muito para firmar parcerias como essas.
Existem muitos outros exemplos de boas parcerias, claro, dependendo mais do seu ramo de atuação e do tipo de produto ou serviço que você comercializa. Basta ser criativo, montar boas propostas e apresentar para empresas parceiras.
E aí, aprendeu como divulgar MEI gastando pouco? Dá para obter um bom faturamento usando essas dicas, hein? Se ficou com alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo com a sua questão!
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