Neste mês o Banco Central lançou seu novo sistema de pagamentos instantâneos, o PIX.
Através desta novidade, a intenção é diminuir os custos de transações financeiras, além de agilizar pagamentos e recebimentos de quantias em dinheiro.
Por isso, a ferramenta também apresenta vários benefícios aos empreendedores e, principalmente para o MEI (Microempreendedor Individual).
Mas para saber como essa inovação pode ser vantajosa para o microempreendedor individual, é importante entender o que é o Pix.
Para te ajudar, preparamos este artigo com as principais informações do sistema e como ele pode te ajudar na rotina do seu negócio.
Falamos acima que o Pix oferece agilidade no recebimento de recursos que vão direto para a sua conta bancária.
A nova forma de pagamento também funciona em qualquer dia da semana e em qualquer hora, podendo ser realizadas transações entre pessoas físicas de forma gratuita.
Por sua vez, para aquelas que forem realizadas entre pessoas e estabelecimentos comerciais e entes governamentais são cobrados valores, porém, são menores do que as formas tradicionais de transferência que conhecemos: TED e DOC.
Através do Pix, os pagamentos são feitos diretos entre pagador e recebedor e não tem intermediações.
Além de não se preocupar em ter dinheiro no bolso para dar um troco ao cliente, o sistema facilita na hora de fazer cobranças e te ajuda a ter controle do que é recebido.
Pode ainda ser utilizado para o pagamento de fornecedores, salários de funcionários e tributos.
Mas para essas transações, é aconselhável fazer o cadastro das chaves Pix por meio do aplicativo do seu banco, a fim de garantir a agilidade ao processo.
Desta forma, você não precisará ficar digitando as informações da conta e os dados pessoais, basta informar uma chave para o pagador.
Podem ser cadastradas cinco chaves para pessoa física e até 20 para pessoa jurídica em cada uma das instituições financeiras participantes do sistema.
As chaves podem ser as seguintes informações:
Vale ressaltar que não é obrigatório ter chaves do Pix para receber pagamentos, mas esse cadastro é recomendado para quem quer aproveitar todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema.
Além de fazer o pagamento por meio de transferência por meio da chave Pix, também é possível utilizar o QR Code para pagamentos e cobranças nas seguintes modalidades:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…