Empresas do grupo:

Início » MEI: Conheça os direitos sociais do microempreendedor individual

MEI: Conheça os direitos sociais do microempreendedor individual

por Wesley Carrijo
5 minutos ler
Designed by fernandoks / istockphoto

Benefícios como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e seguro-desemprego, normalmente são direcionados aos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Observa-se que os referidos direitos não são válidos para os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Em contrapartida, não há legislação que impeça que um mesmo cidadão trabalhe com assinatura na carteira de trabalho e também exerça uma microatividade empresarial no intuito de obter renda extra.

Este é um dos benefícios de se ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) MEI, bem como a emissão de notas fiscais e o recebimento de benefícios do INSS, como a aposentadoria. 

FGTS para o MEI

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), se trata de um direito concedido ao trabalhador que possui carteira assinada.

A contribuição é recolhida durante todo o tempo em que o trabalhador prestou serviços a determinada empresa, podendo ser retirado em caso de demissão sem justa causa.

Portanto observa-se que o MEI não possui direito algum a receber o fundo.

A menos que já tenha exercido alguma atividade trabalhista perante a CLT em período anterior. 

Por outro lado, mesmo que o FGTS não seja um direito específico do MEI, não há um impedimento legal para o recebimento do mesmo.

É o caso do trabalho formal executado junto ao exercício do MEI.

Portanto, se, enquanto o trabalhador contribuir com a alíquota de 8% incidente sobre o salário do emprego regido pela CLT, ele tem direito a receber o FGTS se tiver o contrato rescindido sem justa causa, ainda que tenha os recursos oriundos da microempresa individual.

Direitos Sociais do MEI

PIS para o MEI 

O Programa de Integração Social (PIS) não se trata de um direito do Microempreendedor Individual (MEI).

Entretanto, se o MEI for exercido como uma atividade secundária, de modo que o trabalhador também possua registro na CLT e faça as devidas contribuições tributárias incidentes sobre a folha de pagamento, ele terá direito a receber o abono anual.

Para isso, é preciso se enquadrar em alguns requisitos designados pela Caixa Econômica Federal (CEF), instituição bancária responsável pelo pagamento do recurso.

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter recebido uma remuneração média de dois salários mínimos durante o ano;
  • Ter exercido atividade com remuneração para uma Pessoa Jurídica durante pelo menos 30 dias consecutivos no ano-base da apuração;
  • Ter seus dados informados por Pessoa Jurídica na RAIS do ano-base.

Seguro-desemprego para o MEI 

O trabalhador formal que também possui o CNPJ MEI não tem direito ao recebimento do seguro-desemprego, mesmo que seja demitido sem justa causa.

Isso acontece devido ao entendimento do Governo Federal de que o trabalhador ainda terá recursos financeiros para se manter.

A exceção pode ser concedida se o trabalhador comprovar que a atividade como MEI não oferece lucro suficiente para custear as despesas básicas.

Dica Extra: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laura Alvarenga 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More