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MEI: Dicas para se manter atualizado e crescer seu negócio

por Gabriel Dau
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Se você chegou a este artigo, está procurando dicas para quem é MEI se manter atualizado e crescer seu negócio, não é mesmo?

Pensando nisso, listamos as orientações mais importantes para qualquer profissional.

Aqui, separamos conselhos que podem ser aplicados hoje mesmo em seu negócio. Provavelmente, após a leitura deste artigo, será mais fácil conseguir ótimos resultados em sua empresa.

Duvida? 

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo. 

Vamos lá? 

1- Conheça a sua audiência 

Vamos iniciar a nossa lista de dicas falando sobre a importância de conhecer a sua audiência.

Grande parte das empresas não consegue atingir o sucesso porque simplesmente não conhece os seus consumidores. 

Esse tipo de comportamento acaba afetando as vendas do negócio porque são desenvolvidos produtos e serviços que não despertam o interesse dos clientes. 

Para conhecer todas as informações sobre o seu público, recomendamos construir a persona.

Trata-se de uma representação fictícia do consumidor ideal do seu negócio. Na prática, ela mostra detalhes mais completos que o público-alvo, como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e medos. 

A persona pode ser desenvolvida por meio de pesquisas com os clientes atuais, seja no ambiente online ou virtual.

Veja abaixo um ótimo exemplo de persona. 

Persona: 

Maria Eduarda é casada e tem 39 anos. Ela atua no setor de tecnologia há mais de 15 anos. Apesar da larga experiência no mercado de trabalho, Maria está à procura de novas tendências para construir a sua empresa. A profissional não sabe por onde começar e tem alguns desafios que atrapalham o seu desenvolvimento, como plano de negócios, definição de persona e precificação de produtos. Aos finais de semana, Maria gosta de acompanhar palestras online e ler livros. 

A construção da persona também é fundamental para definir estratégias de marketing e o conteúdo ideal para cada canal digital. 

2- Faça pós-graduação 

A pós-graduação é essencial para um empreendedor em qualquer área.

Ela ajuda a desenvolver características profissionais importantes para a sua empresa, entre as quais: criatividade, iniciativa, pensamento estratégico, autoconfiança, otimismo, resiliência, controle de ansiedade e gestão de riscos. 

Outro ponto positivo é que o profissional pode conhecer detalhes importantes sobre diversos setores de uma organização, como estratégia, finanças, marketing e operações. 

Uma dica interessante é fazer uma pós-graduação EAD. Esse tipo de investimento traz diversos benefícios para o empreendedor.

Dentre os mais comuns, encontra-se: flexibilidade, custo reduzido, variedade de cursos e diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). 

Você pode optar por um curso direcionado a empreendedorismo e inovação ou opções mais específicas: gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão estratégica de negócios, gestão de produção, gestão empresarial, gestão financeira empresarial estratégica, gestão ambiental, gestão comercial e gestão ágil.

A lista ainda tem gestão do desenvolvimento humano, gestão tributária contábil, gestão de qualidade e gestão estratégica em compras.

Escolha a área mais importante para a sua carreira e garanta resultados mais positivos para o seu negócio. 

3- Analise a concorrência 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a análise da concorrência. Esse monitoramento é importante para conhecer os produtos e serviços que são comercializados em outras empresas, entender como é desenvolvido o plano de marketing e investigar como funciona a interação com os clientes. 

Ao pesquisar detalhes sobre o seu mercado, você pode utilizar os dados coletados para servir de inspiração na construção de novas ideias e produtos. 

A análise pode ser feita de forma manual ou com o auxílio de algumas ferramentas: Ubersuggest, Majestic, Ahrefs, SEMrush, SimilarWeb, Google Keyword Planner, Pro Rank Tracker, Social Mention, Hootsuite e Fanpage Karma. 

Sabemos o quanto o mercado de trabalho é bastante disputado, mas com esforço é possível conhecer melhor o seu cliente e superar a concorrência. 

Após descobrir quais são as melhores dicas para quem é MEI se manter atualizado e crescer seu negócio, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações para potencializar os resultados do seu negócio

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