Chamadas

MEI e o direito ao auxílio-doença 2020

O direito aos benefícios previdenciários, incluindo o auxílio doença é uma garantia para todos aqueles que desempenham trabalhos como MEI.

Você sabe que trabalhar por conta própria e ser seu próprio patrão, envolve alguns riscos. Caso você fique doente, quem vai exercer sua função?

Numa situação dessa, que você  vai precisar da Previdência Social. Garantindo, assim,  que o seu empreendimento não pare, caso aconteça algum imprevisto.

Então, vamos ajudar você a conhecer os benefícios em se fomalizar como MEI. Hoje vamos falar do auxílio-doença. Como fazer para solicitar e como ter acesso ao auxílio.

Auxílio-Doença

O auxílio doença é um benefício previdenciário destinado aos microempreendedores individuais que apresentarem doenças que os impeçam de desempenhar suas funções ou que, ocasionalmente, tenham sofrido um acidente que limite suas atividades.

Lembrando que para o MEI solicitar o auxílio-doença junto à Previdência Social, é preciso alguns requisitos necessários. Manter as contribuições mensais em dia, para poder obter o auxílio-doença. Também precisa ter uma carência de 12 contribuições mensais, contando a partir do primeiro pagamento. Para acidentes de qualquer natureza e também para alguns tipos de doenças, não é necessário que o MEI tenha cumprido o período de carência. A primeira contribuição já permite que o auxílio-doença MEI seja concedido.

Veja a lista dessas doenças estabelecida pelo próprio Ministério da Saúde:

  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • Cegueira;
  • Tuberculose;
  • AIDS;
  • Paralisia (irreversível ou incapacitante);
  • Alienação mental;
  • Hanseníase;
  • Contaminação por radiação;
  • Neoplasia maligna;
  • Espondiloartrose;
  • Nefropatia grave.

Como fazer a solicitação do auxílio-doença?

Para solicitar o benefício, é necessário fazer um agendamento do atendimento que pode ser realizado tanto pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social. Também pode se dirigir a uma agência do INSS.

No site do INSS, o MEI seguirá os procedimentos abaixo:

 Clicar no botão ‘Auxílio doença’, localizado na coluna à esquerda da tela.

Na tela que será aberta, o MEI deverá clicar no botão ‘solicitar benefício’.

Ao ser encaminhado para o site do DataPrev, o contribuinte deverá preencher no campo indicado a sequência de caracteres exigidos.

Já dentro do sistema o contribuinte MEI deverá preencher os dados sobre a perícia médica. Este é o primeiro procedimento a ser seguido para a solicitação do auxílio-doença.

O procedimento seguinte será informar em qual agência do INSS o MEI deseja comparecer para a apresentação dos documentos exigidos

Por fim, deverá ser formalizado o requerimento com o preenchimento dos dados pessoais solicitados.

Ao finalizar o pedido no site oficial, um código será gerado para que o contribuinte possa acompanhar o requerimento e o benefício caso seja aprovado.

Perícia Médica

Para ter acesso ao benefício previdenciário, será necessário passar por uma perícia médica, que deverá ser agendada junto ao INSS. É importante ter os seguintes documentos em mãos:

Carteira de identidade; CPF;

Documentos e exames médicos que comprovem a enfermidade ou incapacidade para o exercício laboral. Podem ser: atestados, relatórios, entre outros exames clínicos.

É importante frisar que a perícia médica só poderá ser remarcada apenas uma vez. Caso o MEI não compareça na data agendada e não remarque ou cancele a consulta, ele não pode mais requerer a perícia pelos próximos 30 dias.

Quando posso requisitar o auxílio doença?

O auxílio doença poderá ser solicitado a partir do primeiro dia em que o MEI ficar incapacitado de exercer suas atividades. O pedido de auxílio-doença deve ser feito em qualquer agência do INSS, levando os comprovantes de pagamento do DAS-MEI com 12 contribuições pagas, a partir do primeiro pagamento em dia.

Esperamos que o texto tenha ajudado a você tirar suas dúvidas em como solicitar o auxílio-doença, sendo um MEI.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

35 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago