MEI

MEI: os débitos podem constar na dívida ativa?

A dívida ativa da União acontece quando os débitos de contribuintes e gestores não são quitados no prazo determinado, entre essas dívidas estão: impostos, taxas e arrecadações. Muitas pessoas desconhecem quais são as complicações para o negócio e quais são as taxas de juros cobradas.

Sabemos que o MEI é uma modalidade de empresa, que possui direitos de deveres diferentes das demais. Será que quem é MEI pode ter seus débitos inscritos na dívida ativa da União? Entenda mais sobre essa questão nesse artigo.

Quais são as arrecadações que o MEI precisa fazer?

Dentre os deveres que o Microempreendedor Individual possui, está o pagamento mensal de tributos, através da guia DAS (Documento de Arrecadação Simplificada). Quando o empresário mantém esse compromisso em dia, assegura a regularidade do seu negócio e o acesso a vários benefícios.

Veja a seguir os tributos que o MEI precisa pagar:

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • ISS (Imposto Sobre Serviços);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)

Como fazer a consulta da dívida ativa?

Para que o trabalhador saiba se possui algum débito em cobrança é preciso realizar uma consulta, através do programa PGMEI.

Acompanhe o passo a passo:

  • Em primeiro lugar é necessário ter um certificado digital ou código de acesso;
  • Acesse a plataforma do programa PGMEI;
  • Escolha a opção “Consulta Extrato/Pendências”;
  • Clique em “Consulta Pendências no Simei”.

Quando o débito é inscrito  na dívida ativa?

De acordo com a Receita Federal, os MEIs que estão irregulares com as dívidas apuradas nas Declarações Anuais Simplificadas (DASN-Simei), poderão a partir do próximo mês (setembro) ter seu CNPJ inscrito em dívida ativa. 

Os débitos serão cobrados na justiça com juros e outras condições calculadas na lei.

Aqueles empreendedores que desejam regularizar sua situação, têm o dia 31 de agosto como prazo máximo. O pagamento pode ser realizado à vista ou de forma parcelada, através do programa PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual).

O que acontece se o MEI não realizar o pagamento da dívida?

Nesse caso, o empresário poderá pagar outros impostos, além dos encargos previstos pela lei. A cobrança será realizada assim:

  • Débito previdenciário (INSS) e demais imposto federais encaminhados para inscrição em Dívida Ativa da União, terão  um aumento de 20% a título de encargos;
  • Débito relativo a ISS e/ou ICMS será transferido ao município ou ao estado, de acordo com caso, para inscrição em Dívida Ativa. O aumento de encargos será feito conforme a legislação de cada ente.

É importante ressaltar, que existem outras consequências para o MEI que não regularizar sua situação, como: deixar de ser segurado do INSS, perdendo assim os direitos previdenciários; ter o CNPJ suspenso; deixar de pertencer aos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; encontrar obstáculos para conseguir financiamentos e empréstimos.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago