Ter o próprio negócio como um microempreendedor individual requer que, antes de mais nada, você conheça todos os benefícios e restrições! Com certeza, você já se perguntou se MEI pode contratar outro MEI!
É importante saber disso. Afinal, contratar a prestação de serviços de outro MEI pode ser uma necessidade. Mas, será que existe algum problema nisso?
Vamos descobrir a resposta para essa pergunta?
A resposta é sim, o MEI pode contratar outro MEI! Não existe nenhum problema em contratar a prestação de serviços de uma pessoa jurídica, ainda que esta também seja MEI!
Porém, é preciso se atentar a um detalhe bem específico:
Você não poderá estabelecer horários de trabalho ou o cumprimento de horas/mês dentro do estabelecimento em questão!
Ou seja: não pode haver vínculo empregatício!
Isso significa que você, MEI, não pode contratar alguém que será submetido a horários fixos e fiscalização de qualquer espécie, no que tange horários, por exemplo.
A fiscalização é intensa! E, se por algum motivo, for comprovada a fraude, isto é, que existe um vínculo empregatício entre você e o MEI que você contratou, haverá a obrigatoriedade de pagar todos os direitos trabalhistas ao microempreendedor individual que estaria “contratado como um funcionário” pela sua empresa.
Portanto, o MEI pode contratar outro MEI, sim, mas é preciso ter bastante cautela com como essa contratação será feita. Afinal, você não quer encontrar problemas com os órgãos reguladores, não é mesmo?
Como oficializar a relação MEI x MEI e evitar problemas?
O caminho é um só: o prestador de serviços precisa emitir nota fiscal para comprovar a autenticidade do serviço prestado, visto que se trata de uma prestação de serviços entre pessoas jurídicas.
Existe risco. A Receita Federal provavelmente irá cobrar impostos como se o funcionário em questão fosse uma Pessoa Física! Por isso, não vale a pena arriscar.
Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.
Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!
Conteúdo via Roca Contábil
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…