Conseguir um empréstimo quando seu nome está sujo pode ser muito difícil, porém não é impossível.
A dificuldade é gerada, pois, você passa pela análise de crédito que é a ferramenta utilizada pelas instituições financeiras para avaliar se o solicitante do empréstimo tem capacidade de pagar o valor solicitado.
No artigo de hoje falaremos sobre o MEI se é possível receber um empréstimo quando se tem uma restrição no nome.
Como funciona o procedimento para receber o empréstimo como MEI?
O processo para solicitar empréstimo como MEI é similar a qualquer outra categoria de solicitação de empréstimo.
Ressaltando ser importante que você MEI consulte as melhores ofertas, faça simulações e realize comparações para que assim consiga achar a melhor opção e taxa para a sua empresa.
Após ter analisado as opções e encontrado a melhor opção, você deve enviar a documentação para realização da análise de crédito
Documentos
É importante que você envia a documentação correta para que consiga obter seu empréstimo, geralmente os documentos solicitados são:
- Os comprovantes da sua situação como microempreendedor;
- o CNPJ;
- seus documentos pessoais;
- comprovantes de endereço.
É de extrema importância que o seu MEI esteja em dia com os impostos para realizar a solicitação do empréstimo.
Outros documentos podem ser solicitados para realização da análise, variando da categoria de empréstimos e valores que deseja solicitar.
Como funciona a Análise de crédito?
Realizar a análise de crédito é vital para as instituições financeiras, pois é através dela que se é avaliado o perfil de pessoas físicas e jurídicas, se existe ou não a capacidade econômica para pagar o valor solicitado.
Também é por meio dela que é possível mensurar o risco das transações financeiras, o que é determinante para a taxa de juros que será aplicada no empréstimo, ou seja, quanto maior risco você representa, maiores os juros que irá pagar.
O valor derivado da análise de crédito é chamado de “nota de crédito” (ou score). O intervalo de valores é de 0 a 1.000, quanto maior o valor, melhor.
Os bancos usam essa pontuação para classificar os indivíduos, eles costumam ser divididos pelos seguintes grupos:
- Até 300 pontos — risco alto;
- De 300 a 700 pontos — risco médio
- Acima de 700 pontos — risco baixo.
Quando se fala do MEI essa análise é muito similar à realizada para a concessão de crédito pessoal!
Isso acontece, pois, por trás do MEI sempre existe a pessoa física, e quando ela possui um score baixo, isso pode prejudicar na nota da pessoa jurídica.
Solicitei um empréstimo como MEI e foi negado por meu nome estar sujo, e agora?
Se o seu empréstimo foi negado porque o seu nome está sujo, nem tudo está perdido, pois, vamos te apresentar duas soluções que podem te ajudar a conseguir a liberação do seu crédito.
- Para quem tem imóvel próprio e quitado. Nessa situação, bancos e financeiras podem utilizar o imóvel para garantir o empréstimo.
- Se você possuir veículo próprio quitado, a garantia neste caso pode ser o seu carro ou moto
Caso você esteja pretendendo utilizar sua casa ou carro como garantia do crédito, esteja atento às regras contratuais, pois no caso da inadimplência eles podem tomar o seu bem.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!