Imagem por @yanalya/ freepik
Estar por dentro das obrigações fiscais é muito importante para qualquer empresa, inclusive para os MEIs. E um dos principais impostos a serem pagos e um dos que mais geram dúvidas é o ICMS. Você sabe o que é ICMS, e como ele afeta a tributação do MEI?
O ICMS é um imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e alguns serviços. O tributo é regulamentado pela Lei complementar 87/1996, também conhecida como Lei Kandir, e seus valores são definidos pelos estados e o Distrito Federal.
Em muitos casos a alíquota sobre o produto é 18%, mas existem variações.
No caso dos alimentos básicos, como arroz, por exemplo, o percentual é 7%, e para os produtores supérfluos, como cigarros e perfumes, a alíquota é de 25% do valor do produto.
O ICMS é pago em praticamente todas as operações de venda e importação de produtos, prestação de serviços e transportes que incidem sobre pessoas físicas ou jurídicas.
O imposto incide sobre:
O Mei como qualquer outra empresa também precisa pagar o ICMS. E esse pagamento é feito a partir do pagamento mensal da DAS.
O pagamento com o DAS-MEI corresponde a:
Para o devido recolhimento do ICMR, é fundamental que o MEI emita notas fiscais ao vender para outras pessoas jurídicas (empresas e governo)
Lembrando que o valor o ICMS sempre será R$1,00 independente da atividade exercida
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…