Como qualquer outra categoria, o MEI deve seguir algumas regras básicas para continuar a exercer a sua atividade profissional no âmbito legal.
No artigo de hoje vamos explicar quais são as consequências para o microempreendedor individual de estar com o seu CNPJ irregular.
Normalmente, por descuido e informação errada, o número do CNPJ MEI torna-se inválido ou cancelado, mas apresentaremos agora situações de risco para evitar problemas no futuro.
Como realizar a pesquisa de situação fiscal?
Você tem alguma dúvida sobre a situação fiscal do seu negócio? Agora, ensinaremos passo a passo como conduzir pesquisas e descobrir se você ainda tem problemas não resolvidos.
- Acesse o site da Receita Federal
- Encontre a opção Consultar dívidas e pendências fiscais
- Depois, clique no botão verde “Iniciar”, que vai aparecer ao lado direito da página
- Na página e-CAC, insira os seus dados de acesso para visualização de suas informações.
Saiba quais são as situações cadastrais existentes de um CNPJ
Assim como o cadastro de pessoas físicas, o CNPJ também possui um determinado status em relação ao cadastro da empresa. Veja quais são:
- Ativa
- Suspensa
- Inapta
- Baixada
- Nula
Quais as consequências de estar com o CNPJ irregular?
Normalmente, quando é identificado pela Receita Federal que o seu CNPJ está irregular, brevemente o problema é comunicado à pessoa jurídica para que ela possa regularizar sua situação.
Entretanto, é de extrema importância que o cidadão responsável pelo negócio, mantenha em sua rotina a verificação de sua situação cadastral. Confira agora como estar com o CNPJ irregular pode te impossibilitar:
- Emissão de notas fiscais;
- Solicitação de empréstimo ou financiamento empresarial;
- Participação de licitações;
- Movimentação de contas bancárias;
- Realização de operações comerciais.
Quais as vantagens de regularizar uma empresa?
É muito vantajoso para a empresa manter sempre o cadastro correto e ativo, atual de maneira correta, só traz vantagens para você e seu empreendimento, confira alguns desses benefícios:
- você emite suas notas fiscais tranquilo,
- pode fazer contratos,
- solicitar empréstimos com taxas menores.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!