Empresas do grupo:

Início » MEI que não cumpre com suas obrigações e acumula dívidas podem perder direitos

MEI que não cumpre com suas obrigações e acumula dívidas podem perder direitos

por Wesley Carrijo
5 minutos ler
Designed by fernandoks / istockphoto

Na matéria de hoje vamos falar sobre os profissionais que podem ser encaixados como MEI, pois uma vez que este profissional é encaixado como um microempreendedor ele terá direitos a vários benefícios e claro é necessário ficar atento aos deveres, para fazer jus aos direitos. 

Quais as obrigações do MEI? 

O microempreendedor tem a obrigação de contribuir mensalmente, independente que não tenha  faturamento, que não emita nota fiscal com CNPJ. 

Como o MEI faz seus recolhimentos?

O MEI faz seus recolhimentos com um guia de pagamento chamado DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), o vencimento para fazer este pagamento é até o dia 20 de cada mês. 

O que acontece com o MEI que não paga o DAS?

Caso o microempreendedor individual descumpra este dever, consequentemente vai acumular uma dívida, com uma multa de 0,33% por dia de atraso, que será limitada a 20% do valor. 

Além de ter juros relacionados à taxa selic mensal, que é acumulada a partir do mês seguinte ao da consolidação da dívida, até o mês anterior ao pagamento e ainda gera uma cobrança de 1% relativo ao mês do pagamento. 

É possível parcelar a dívida?

Sim, você poderá parcelar suas dívidas na Receita Federal e é necessário que seja uma parcela mínima de R $50. 

Designed by @Flamingo Images / shutterstock
Designed by @Flamingo Images / shutterstock

Reflexo da pandemia

Com a pandemia do coronavírus em 2020, o Brasil bateu o recorde de MEIs nestas condições, totalizando 11,3 milhões de profissionais com dívidas. 

De acordo com a Receita, 4,465 milhões de CNPJs estão inadimplentes, com dívidas no órgão, totalizando mais de R $32,5 bilhões em débitos. 

Qual a vantagem de ser MEI? 

Um dos pontos positivos de ser MEI está no valor da contribuição mensal, esta taxa está relacionada ao tipo de atividade.

O salário mínimo este ano foi de R $1.100, portanto a taxa básica é de R $55. 

O MEI que cumpre com as suas obrigações em dia, ele terá direito a benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão e auxílio-doença. 

É possível encerrar as atividades MEI? 

Qualquer MEI pode encerrar suas atividades e dar baixa no CNPJ mesmo se estiver com dívidas.

Mas não é porque o MEI está encerrando as atividades que a dívida deixa de existir, o mesmo pode ser lançado ou cobrado do empresário os impostos, contribuições e as respectivas multas pelo descumprimentos dos deveres.  

Vamos ressaltar que o DAS é pago pelo portal do Empreendedor, em www.gov.br/mei, não é enviado para o endereço do MEI a fim de evitar golpes. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laís Oliveira

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More