Fique Sabendo

MEI receberá boletos com valores em dobro a partir de outubro

Em março quando começou a pandemia, os impostos mensais foram adiados temporariamente para ajudar os Microempreendedores Individuais. Porém, agora em outubro, a conta da pandemia começou a chegar para o MEI e para todos os donos de pequenos negócios optantes do Simples Nacional.

Isso porque, a partir deste mês, a Receita Federal começa a cobrar os valores dos tributos que venceriam em março, abril e maio, sendo assim, em outubro, novembro e dezembro, os valores nos boletos virão em dobro devido ao retroativo acumulado.

Uma orientação dada pelo Sebrae que deverá ser seguida pelos empreendedores. Se organizar para cumprir com essa obrigação sem o pagamento de juros ou correr o risco de perder os benefícios oferecidos pelo regime tributário simplificado.

As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional voltaram a pagar as guias mensais referentes aos meses de apuração correspondentes em julho.

Em julho, agosto e setembro também já houve o pagamento cumulativo da guia do mês com o ICMS e ISS dos meses de abril, maio e junho, respectivamente, que haviam sido prorrogadas por três meses.

Emissão dos boletos com novos valores

Para quem é formalizado como MEI, o boleto pode ser conferido e impresso no site
http://www.portaldoempreendedor.gov.br e clicar na opção ‘Já Sou MEI’ e selecionar o ícone ‘Pague sua Contribuição Mensal’.

O valor a ser pago irá variar entre R$ 52,25 a R$ 58,25, montante que irá vir com valor dobrado. Lembrando que o vencimento é todo dia 20. Sendo assim, você já tem um boleto para pagar na próxima terça-feira.

A Receita Federal anunciou que as empresas inscritas no Simples Nacional não serão excluídas por débitos tributários em 2020.

Entretanto, é importante estar em dia, pois o não pagamento traz algumas conseqüências, como a impossibilidade de emissão de certidões negativas e impedindo a participação da empresa em licitações.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

4 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

5 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

9 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

9 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

10 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

10 horas ago