Imagem por @pressmaster / freepik
Para quem ainda não conhece, em suma, o Microempreendedor Individual, ou apenas MEI, diz respeito a uma modalidade empresarial destinada a trabalhadores autônomos, os quais optam por abrir um CNPJ frente às atividades informais.
Muitos vêem a formalização através da modalidade, em virtude das diversas vantagens que empreendedor MEI possui, tais como: melhores condições na contratação de serviços financeiros, tributação simplificada, cobertura previdenciária, emissão de nota fiscal, entre outras.
Atualmente, ao total, são 466 atividades econômicas permitidas ao MEI. Deste montante, cada microempreendedor pode selecionar até dezesseis ocupações, sendo uma principal e outras quinze secundárias.
Nesta linha, cada atividade é indicada pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas, mais conhecida pela sigla CNAE. Esta nada mais é que um código o qual irá esclarecer a ocupação em si, bem como se você presta serviços, fabrica produtos ou vende mercadorias.
Sendo assim, no momento de formalizar o seu MEI, é preciso atenção para selecionar sua atividade principal, de modo a delimitar suas operações e metas conforme o ramo escolhido.
Ainda sim, que já escolheu e deseja alterar a atividade principal no CNAE, saiba que isto ainda pode ser feito através do Portal do Empreendedor. E é sobre isso que iremos falar agora.
Como previamente dito, o primeiro passo para atualizar o CNAE é acessar o Portal do Empreendedor. Vale dizer que a plataforma somente pode ser acessada duas vezes ao dia.
No portal, busque pela opção “Já sou MEI”, em seguida clique em “Atualização Cadastral”. Neste momento, solicite a alteração dos dados, para isto será preciso logar com sua conta Gov.br, informando CPF e senha cadastrada.
Feito esses passos iniciais, agora será necessário informar o código do Simples Nacional no campo indicado. Com o cadastro do MEI aberto, basta ir na opção “Atividades”, e depois em “Ocupação Principal”. Agora só resta escolher a nova ocupação e concordar os termos de adesão provenientes da mudança.
O trabalhador autônomo deve cumprir com alguns requisitos para assim conseguir abrir seu CNPJ como MEI. Confira os critérios abaixo:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…