Você sabia que com um CNPJ MEI você tem acesso a descontos de até 30% na compra de um carro novo?
Ser MEI tem inúmeras vantagens, não é mesmo?
Semanalmente, nós listamos estes benefícios para vocês aqui no blog DicasMEI. Por exemplo, na última semana, falamos sobre o acesso facilitado a crédito e a financiamentos, demonstrando as diferentes opções de se obter o benefício.
Hoje, compartilharemos outra vantagem de ter um CNPJ MEI em seu nome; o desconto na compra de um carro novo.
Não sabe como solicitar o desconto?
Nós te contamos tudo, vamos lá!
Antes de mais nada, é preciso pesquisar diretamente com a montadora do veículo escolhido para compra e verificar se possuem política de vendas diferenciadas para empresas, uma vez que o desconto é oferecido em razão da possível isenção do ICMS.
Dessa forma, o percentual de desconto varia de estado para estado e de marca para marca. Veículos utilitários (de serviço) normalmente possuem descontos maiores.
Além disso, não há uma porcentagem estipulada para o desconto. A montadora pode estabelecer um abatimento de 2,5% a 30%, dependendo da situação do comprador.
Por exemplo, na montadora Fiat, os descontos para uma compra única na Fiat vão desde 10% para Uno Vivace até 20% para Fiat Strada, e aumentam conforme a quantidade de unidades adquiridas.
Recentemente, a Volkswagen lançou uma campanha nacional voltada para microempreendedores, na qual destaca um desconto de 15% para quem comprar a Saveiro como pessoa jurídica. “Queremos mostrar que comprar direto da fábrica oferece muitos benefícios, a começar de um desconto de 10 a 20% do valor de tabela”, diz a montadora.
A única desvantagem está no prazo de entrega do veículo, que acaba está condicionado à demanda de fábrica, podendo variar de 10 a 40 dias. Se o carro que o consumidor quiser já estiver disponível no pátio na configuração desejada, porém, a entrega pode ocorrer em poucos dias.
De acordo com a Fenabrave, a Fiat é líder nessa modalidade de negócio com 26,61% do mercado, seguida pela Volkswagen com 18,85% e Chevrolet com 12,75%.
Os descontos para a compra com CNPJ MEI valem apenas para carros 0Km. Além disso, o proprietário deverá permanecer com o veículo por pelo menos 12 meses. Isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios. A regra foi estipulada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária e o desrespeito desse prazo implica na devolução da isenção do ICMS, de acordo com o Convênio ICMS 67/18.
Vale lembrar também que o faturamento anual permitido para o microempresário individual é de até R$81 mil reais e o limite para compras é de 80% deste valor, ou seja, adquirir qualquer automóvel com valores acima desses pode ser inviável. Fique atento a isso e estude as alternativas na hora de comprar um carro para não ter dor de cabeça com seu CNPJ depois.
Conteúdo via Dicas MEI
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…