Chamadas

MEI tem desconto de até 30% na compra do carro

O MEI (Microempreendedor Individual) vai ter acesso a benefícios ao contribuir junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tendo também menos burocracia e redução na carga tributária.

Além desses benefícios, o MEI também pode ter direito a um desconto de até 30% na compra do tão sonhado carro. Esse benefício é concedido através de desconto do ICMS.

Assim que você se formaliza e recebe os documentos referente à empresa, vai poder comprar um veículo, sem precisar cumprir carência.

No entanto, é melhor você agir mais com a razão do que com o coração. Precisa analisar o que é bom e o que não vai ser. Antes de qualquer decisão, leia o texto a seguir.

Quais as regras para comprar carro como MEI?

O MEI vai poder usar o seu CNPJ para comprar um carro e ter um desconto de até 30% que são oferecido por algumas indústrias. O microempreendedor vai receber uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. Os valores vão mudar conforme o modelo e marca que estão sendo negociados. As marcas que oferecem desconto ao MEI são Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault.

Quando você for comprar o automóvel deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente e outros documentos. O carro será vinculado ao registro do MEI. Isso significa que para sua empresa não ter problemas, e perder uma linha de crédito, você precisará pagar os impostos do veículo.

Fique atento: o desconto de até 30% é somente para a compra de automóveis 0km. O MEI terá que ficar com o veículo por um período de 12 meses, ou seja, somente após 1 ano, que será possível você vender o seu carro. Caso, o micro empresário negocie seu veículo antes do prazo, implicará na devolução de ICMS.

Atualmente, o desconto pode variar de 2,5% a 30% do valor do veículo, dependendo do modelo.

Desvantagem

O carro só será entregue ao Microempreendedor em até 50 dias após a compra direta. Não será possível a compra de um veículo acima da receita bruta anual do MEI, ou seja, R$ 81 mil. Lembrando que o limite para compras de 80% do valor faturado no ano aplica-se apenas para aquisição de mercadorias para a comercialização ou industrialização.

Havendo uma fiscalização, será preciso demonstrar que houve faturamento suficiente para aquisição do bem.
É preciso estar ciente que o veículo ficará vinculado ao CNPJ da empresa, você não quitando os tributos, haverá restrições no nome da empresa e também do empresário. Para não ter dor de cabeça no futuro, procure sempre observar as vantagens e desvantagens na hora de comprar um carro. Isso porque, deixando de pagar, o seu CNPJ poderá ser negativado.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago