A formalização como MEI (microempreendedor individual) vem proporcionado cada vez mais vantagens aos trabalhadores informais. Além de permitir emissão de nota fiscal e dar acesso a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o processo de formalização garante benefícios também na hora de fazer empréstimo.
Visando atender este público-alvo, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), lançou o cartão de crédito exclusivo para quem é MEI. Ele tem uma aprovação mais simples e visa ser menos burocrático que o sistema comum atual.
O prazo máximo para que ocorra o pagamento é de 48 parcelas, podendo ser mensais, fixas ou iguais. Quanto ao limite de crédito, este pode chegar a até R$ 2 milhões dependendo do porte da empresa.
Leia também: Cartão BNDES: Projeto De Lei Traz Facilidades Em Linhas De…
O cartão BNDES MEI já vem com crédito pré-aprovado para que possam ser adquiridos bens e serviços credenciados, como, por exemplo, partes, máquinas e equipamentos, peças e componentes, insumos para produção, mobiliário, materiais de construção, serviços de inovação, eletrônicos, softwares e embalagens.
Agora, alguns itens não são financiáveis através do cartão de crédito BNDES MEI, um deles, por exemplo, é o capital de giro. A aquisição de veículos só se dará se comprovar que eles farão parte da logística operacional da empresa beneficiária.
A taxa do Cartão BNDES é mensal e está disponível e com atualização no Portal de Operações do Cartão BNDES. Neste mês de setembro estava em 1,44%. Todavia, no momento da compra a taxa em vigor é fixada e se mantém inalterada até o final do financiamento.
Já a taxa administrativa poderá ter cobrança pelo banco emissor no ato da abertura de crédito, não excedendo 2% sobre o limite de crédito concedido.
O BNDES afirma que não exige a aplicação da tarifa nem recebe qualquer valor referente a ela, que se destina exclusivamente a ressarcir custos operacionais dos bancos emissores.
Além do microempreendedor, o cartão do BNDES pode ter solicitação por parte de pequenas e médias empresas (MP e ME), além de clubes, sindicatos e associações.
Em todos os casos é necessário que a empresa seja de controle nacional, tenha faturamento de até R$ 81 mil anual. Além de ter toda a documentação da empresa em dia, possuir residência fixa no Brasil, apresentar CNPJ regularmente constituído e estar em dia com certidões e tributos federais.
Leia também: Cartão BNDES Para MEI: Saiba Como Solicitar Seu
Ficou interessado e quer pedir o seu cartão BNDES? O processo é bastante simples.
O próximo ppsso é se dirigir ao banco comercial emissor do cartão BNDES, onde a sua empresa tenha uma conta jurídica e leve toda a documentação necessária.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…