Se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual) traz uma série de vantagens para os profissionais autônomos, desde a possibilidade de emitir notas fiscais, ampliando o leque de oportunidades, a participar de licitações, abrir contas empresariais, ter acesso a benefícios previdenciários entre outros.
Mas, outra vantagem muito popular em se formalizar como MEI é ter direito ao seu CNPJ, e dessa forma, ter o direito de adquirir um veículo através da sua empresa. Se você está se perguntando qual a vantagem disso, é que as montadoras oferecem descontos especiais para CNPJ.
Caso você seja MEI e esteja pretendendo comprar um veículo, então é bom ficar atento as regras e possibilidades que poderão te garantir um belo desconto que pode chegar a 30% no valor do seu carro novo.
As regras que garantem o direito do MEI ao carro com desconto, ocorre especificamente porque eles realizam atividades de comércio/indústria, ou seja, pagam o ICMS, garantindo acesso ao desconto na compra direto do veículo.
Regras para solicitar o desconto
Outro fato importante que o MEI precisa se atentar é que o prazo de entrega de um veículo novo costuma levar em média 40 dias contados a partir do fechamento do contrato de compra.
O MEI precisa estar ciente que cada montadora tem a sua lista de carros que garantem a isenção de ICMS, o que leva aos descontos que podem variar de 2% até 30%.
Frequentemente os modelos e as respectivas alíquotas de desconto de ICMS, costumam variar, dessa maneira, o mais importante é ficar atento aos site das fabricantes que concedem esses descontos e possuem veículos no valor de até R$ 81 mil.
Confira a página de cada fabricante que trabalha com a venda direta:
Embora a compra de veículos com condições especiais para microempreendedores individuais (MEIs) ofereça vantagens, há algumas restrições importantes que o empreendedor deve se atentar. O prazo de entrega pode variar entre 10 a 40 dias, dependendo da fabricante e da demanda.
Além disso, o MEI não pode revender o veículo no primeiro ano de uso, para evitar fraudes, como a revenda com lucro imediato. Outra limitação envolve o valor e a quantidade de veículos adquiridos, já que valores altos ou múltiplas compras podem levantar suspeitas da Receita Federal.
Como o faturamento anual do MEI é limitado a R$ 81 mil, uma compra incompatível com esse teto pode resultar em desqualificação da categoria e outras penalidades.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…