Imagem Por fizkes / elements envato / editado por Jornal Contábil
Como sempre citamos aqui, o MEI (Microempreendedor Individual) oferece muitas vantagens para os profissionais, mas para poder se tornar um Microempreendedor Individual o profissional deve ter a sua profissão entre as permitidas.
Entre as atividades proibidas estão as profissões regulamentadas, esses profissionais estão impedidos de abrir um MEI utilizando essas profissões.
Porém, isso não significa que os profissionais de atividades regulamentadas não possam abrir um MEI com outras atividades.
Veja nos próximos tópicos uma lista com profissões não permitidas para o MEI e como essas profissões podem abrir um Microempreendedor Individual.
Muitos profissionais desejam abrir um MEI para aproveitar as vantagens que esse modelo empresarial oferece, além de benefícios previdenciários, emissão de nota fiscal, contratação de um funcionário, o MEI oferece também linhas de crédito exclusivas.
Além disso, a contribuição mensal do Microempreendedor Individual é com um valor baixo, que deve ser pago mensalmente por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) o que torna tudo ainda mais atrativo.
Como Microempreendedor os profissionais têm oportunidade de crescimento, mas existem diversas profissões proibidas, como as profissões regulamentadas.
Mesmo o MEI sendo um modelo empresarial simplificado, sendo fácil abrir um MEI, existem muitas atividades que são excluídas e incluídas todos os anos na lista de atividades permitidas.
Entre as atividades que permanecem proibidas, estão as profissões regulamentadas, iremos te mostrar algumas dessas profissões que não podem ser MEI a seguir:
Esses profissionais citados acima são regulamentados por algum órgão de classe, como o CRC no caso dos contadores e o CRM no caso dos médicos, eles não podem abrir um MEI exercendo as suas próprias profissões, mas podem abrir um MEI com outras atividades.
As profissões regulamentadas não podem se tornar MEIs, mas isso não quer dizer que os profissionais não possam abrir um MEI com outra atividade profissional, ficou confuso? Nós explicaremos!
As profissões regulamentadas permanecem proibidas, mas isso não impede que esses profissionais abram um MEI exercendo outras atividades.
Um Contador que tenha uma loja de bebidas pode se registrar como MEI, na atividade de comerciante de bebidas, por exemplo.
Um enfermeiro que tenha uma loja que venda bicicletas poderá abrir um MEI como comerciante de bicicletas. Esse foi só mais um exemplo para você entender melhor que, mesmo que sua profissão seja proibida, você pode ingressar no MEI com outras atividades
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para
gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar
legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento
da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$
300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que
está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode
aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa
rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um
curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e
nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…