A modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) traz uma série de vantagens e benefícios aos profissionais que desejam regularizar seu negócio, aqui no Jornal Contábil você encontra as principais notícias sobre essa modalidade e fica por dentro dos seus direitos, deveres e obrigações.
Muitas pessoas desejam abrir um Microempreendedor Individual (MEI), mas acabam ficando perdidos por não saber como gerenciar esse modelo de empresa. Muitos profissionais pagam outras pessoas para ajudá-los com tarefas simples.
As tarefas mais simples e básicas do seu MEI podem ser feitas por você mesmo, tudo isso de maneira simples e fácil. Vamos te ensinar como gerenciar seu Microempreendedor Individual, saiba o que o você vai aprender:
- Como elaborar e enviar a Declaração Anual do MEI;
- Como emitir notas fiscais;
- Como emitir o Boleto do MEI (DAS);
- Como realizar seu controle financeiro.
Como elaborar e enviar a Declaração Anual do MEI
A declaração anual do MEI já pode ser enviada e o prazo vai até o final de maio deste ano, para realizar o envio desta declaração basta informar o seu faturamento bruto do ano passado (2024).
Veja como enviar a sua declaração:
- Basta acessar o site do Simples Nacional na aba DASN Simei (clique aqui);
- Preencha seu CNPJ e informe o ano de 2024;
- Informe sua Receita Bruta anual (com serviços e comércio/indústria);
- Informe se você teve funcionário e realize o envio.
Junte todo seu controle financeiro de dinheiro em espécie e confira os seus comprovantes de faturamento nas contas do seu MEI, inclusive as informações das contas das máquinas de cartão.
Como emitir notas fiscais?
A emissão de Nota fiscal é bem simples, a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) é emitida pelo Portal de Gestão NFS-e, para isso basta realizar o acesso com a sua Conta GOV. Já a NF-e é a Nota Fiscal de Vendas de produtos é emitida pelo portal específico do Sebrae.
Para conferir instruções completas sobre como emitir as suas declarações e conferir o site para emitir as suas notas fiscais, clique aqui.
Lembrando, o MEI só é obrigado a emitir nota fiscal quando acontecer:
- venda de produtos ou prestação de serviço para pessoas jurídicas (de qualquer tamanho, inclusive MEI);
- Quando cliente solicitar a nota;
- Ou sempre que enviar um produto para o cliente (pessoa física ou jurídica.
Como Emitir DAS MEI?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), também conhecido como Boleto do MEI, é a guia de pagamento que o Microempreendedor deve emitir e realizar o pagamento todo mês até o dia 20.
Confira abaixo como emitir o DAS:
- A basta acessar o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI);
- Preencher seu CNPJ;
- Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
- Selecione o ano-calendário;
- Clique no mês que você deseja emitir e clique em “Apurar/Gerar DAS”.
Como realizar seu controle financeiro?
O Relatório Mensal de Receitas é uma das obrigações do MEI que poucos empreendedores cumprem, este é um documento obrigatório, previsto em lei para todo Microempreendedor. Mesmo não sendo preciso ser enviado para nenhum órgão, essa obrigação deve ser preenchida até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou prestações de serviços.
Acesse aqui o modelo do relatório.
Esse nesse relatório você deve informar todo seu faturamento mensal e vai te ajudar a ter o controle do seu faturamento, facilitando a entrega da Declaração anual no próximo ano.
Esse relatório deve ser arquivado, com as notas fiscais por um período mínimo de 5 anos.