Empresas do grupo:

Início » Meio Ambiente: Erradicar o uso de canudos continua sendo importante para salvar o ecossistema

Meio Ambiente: Erradicar o uso de canudos continua sendo importante para salvar o ecossistema

por Leonardo Grandchamp
4 minutos ler
Imagem por @aunging / freepik

Sabemos que canudos, tampas e sacolas plásticas não são os únicos poluentes do nosso meio ambiente em deterioração. Mas por que tem sido tão importante nos últimos anos gerar ações e discussões sobre seu uso?

O motivo é simples e ao mesmo tempo muito preocupante: a alta frequência com que os usamos, a vida útil curta que eles têm e os danos ambientais que eles geram ao levar centenas de anos para se decompor. Os canudos plásticos ocupam o sétimo lugar entre os itens que compõem os resíduos domésticos, com grande presença nos oceanos; eles fazem parte das 8 milhões de toneladas de plástico que terminam nas profundezas do mar todos os anos e levam mais de 200 anos para biodegradar.

Em 2018, celebridades brasileiras lançaram a campanha #paredechupar, criada para alertar a população sobre o consumo crescente e desenfreado de materiais descartáveis, com foco no canudinho. Com o debate cada vez mais presente nas rodas de conversa, os vários movimentos derivados de proteção ao meio ambiente geraram uma mudança cultural interessante, mostrando que é possível mudar pequenos hábitos, como usar canudos reutilizáveis de metal, por exemplo.

[banner-rotativo]

As leis de muitos países estão caminhando na direção de erradicar o plástico descartável ou coletar impostos para o seu uso, e o Brasil não é exceção. Em algumas cidades no Estado de São Paulo, a utilização de canudos de plástico já é proibida.

Grandes empresas também estão reforçando o tema. A Subway, por exemplo, lançou recentemente a campanha #nãosalvemoscanudos, propondo aos consumidores as possibilidades que eles têm: salvar os canudos ou o meio ambiente. Portanto, é um convite optar por não usar plásticos descartáveis ​​e fazer parte da solução do problema. A rede de restaurantes também se compromete a reduzir em 50% o uso desses implementos e tampas plásticas em toda a América Latina até o final de 2020.

Por outro lado, também é essencial tomar ações corretivas, como limpeza e proteção da vida selvagem, entre centenas de outras. Mas, acima de tudo, nunca devemos parar de pensar no que mais é possível fazer. Quais processos as empresas podem mudar sem que a qualidade dos produtos seja alterada? Como é possível continuar a oferecer uma boa experiência que respeite o meio ambiente?

A tarefa não é fácil e nenhuma pessoa ou empresa sozinha pode salvar todas os animais ou os oceanos, mas é urgente que todos tomemos medidas nesse sentido para conseguir mudanças. Como o Manifesto em Nova York propôs exigir ação política sobre as mudanças climáticas há alguns anos, “não existe planeta B”, e é por isso que toda ação conta.

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Por Jesus Rodriguez, Gerente de Corporate Social Responsibility da Subway América Latina

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More