Categories: DestaquesMEI

MEIs do DF terão Nota fiscal avulsa substituída pela eletrônica (NFe).

A partir de Março, os microempreendedores individuais (MEIs) do Distrito Federal deverão substituir as Notas Fiscais Avulsas pelas Notas Fiscais Eletrônicas. O documento impresso pelo Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa, no portal da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal não estará mais disponível na internet a partir do dia 1º de Março.

Segundo a Secretaria de Fazenda do DF a medida foi tomada para modernizar e tornar mais seguro o processo de emissão da nota fiscal para todas as partes envolvidas: contribuinte, cliente e governo.

Ainda de acordo com a SEFAZ, o DF tem aproximadamente 170 mil microempreendedores individuais inscritos — desse total, apenas 7.979 utilizam o sistema.

Quem pode emitir a NF-E?

Para emitir nota fiscal eletrônica é necessário ter uma empresa cadastrada. Outra exigência é o certificado digital, que pode ser facilmente obtido na Soluti, independente do segmento de atuação.

Além dos MEIs, podem emitir NF-e proprietários da mercadoria, prestadores de serviço, artesãos e profissionais autônomos não contribuintes, empresas e repartições públicas, inclusive autarquias e fundações, e empresas inscritas exclusivamente no Imposto Sobre Serviços.

A medida é regulamentada pela Portaria nº 15, de 2018, e segue determinação da Receita Federal do Brasil.

 

E o que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é uma espécie de RG que atesta sua identidade e seus aceites no meio digital. Garante que você é você! Pode ser utilizado por pessoas físicas – PF, jurídicas – PJ e até servidores web. Ou seja, todo mundo. Clique aqui e saiba tudo sobre Certificado Digital!

Confira também a documentação necessária para emissão do certificado e o melhor custo benefício preparado para você pela Soluti. Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber todas as novidades em primeira mão e fique ligado em nossas  redes sociais: Instagram | Facebook.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago