Uma possível mudança nas regras para obtenção da carteira de motorista tem ganhado destaque recentemente. O Projeto de Lei (PL) 314/2023, protocolado na Câmara dos Deputados, propõe uma modificação na atual legislação de trânsito, possibilitando que jovens a partir dos 16 anos obtenham a Permissão Para Dirigir, também conhecida como PPD.
De autoria do deputado Roberto Duarte (Republicanos – AC), essa proposta visa alterar a Lei nº 9.503/96, que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. O texto apresentado pelo deputado se junta ao PL 3777/2021, que também tem como objetivo permitir que jovens com 16 anos ou mais possam exercer o direito de dirigir. O assunto promete gerar debates e discussões sobre a idade mínima para obtenção da carteira de motorista no Brasil.
O deputado Roberto Duarte fundamenta sua proposta destacando o processo de amadurecimento pelo qual os jovens têm passado, algo que, segundo ele, difere significativamente do que é observado em outros países. Ele argumenta que esse amadurecimento crescente é uma razão válida para a concessão de novos direitos.
Além disso, o deputado ressalta que jovens com 16 anos ou mais já são autorizados a participar ativamente da política nacional, o que evidencia uma maior inclusão desses jovens na vida adulta. Nesse contexto de ampliação de possibilidades, ele enfatiza a pertinência de permitir que essa faixa etária tenha também o direito de dirigir carros e motos.
Leia também | Atenção! STF Declara Constitucional Apreensão Da CNH De Devedores
Conforme delineado no Projeto de Lei, a proposta busca instituir uma nova Permissão Para Dirigir (PPD) direcionada aos jovens acima dos 16 anos. Esta permissão terá uma validade de dois anos e tem como finalidade principal avaliar o comportamento dos jovens no trânsito. A aprovação nesta fase resultará no direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao atingir a maioridade.
Dessa forma, fica estabelecido que os jovens que não apresentarem um comportamento adequado no trânsito terão a sua Permissão Para Dirigir revogada, sendo necessário aguardar a maioridade para pleitear novamente o direito de condução.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…