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Mentoria em tempos de crise: Como vender o seu conhecimento

Em meio à necessidade de fazer isolamento social, somada à alta do desemprego, muitas pessoas se viram diante do desafio de se reinventarem para o mercado. E uma das maneiras que se provou eficaz e altamente rentável foi vender o seu conhecimento por meio de mentorias online.

A mentoria online consiste em um processo de orientar outras pessoas na resolução de problemas específicos, como mudança de carreira, transformação digital nas empresas ou organização pessoal, por exemplo.

A vantagem desse tipo de negócio é que você pode iniciar com um pequeno investimento, contando apenas com aquilo que você faz de melhor e algum tempo para desenvolver seu método.

Na sequência, você confere um passo a passo de como vender seu conhecimento em tempos de crise e construir um negócio de mentoria de sucesso. Continua com a gente?

Identifique suas melhores competências

O primeiro passo para vender seu conhecimento é saber quais competências você domina e como elas podem ajudar outras pessoas ou empresas.

Digamos que você tenha um conhecimento muito aprofundado em contabilidade tributária. Esse saber pode levar você a ganhar dinheiro com uma mentoria para empresas, por exemplo.

Para tanto, basta você identificar quais são as maiores dificuldades do seu público-alvo dentro deste segmento e desenvolver um método para ensinar como resolver a questão.

Vale ressaltar que o mentor é alguém que orienta, que ensina o caminho. Ele não executa a atividade pelos mentorados. Nesse sentido, é preciso ter cuidado para não se tornar um prestador de serviços, que troca horas de trabalho por uma remuneração fixa. Afinal, uma das maiores vantagens da mentoria é que você vende soluções, portanto, sua remuneração está atrelada ao resultado gerado, não à sua quantidade de horas disponíveis.

Entenda quem é o seu cliente ideal

Um profissional com ampla experiência em contabilidade para indústrias pode não ser o melhor conhecedor das leis que regem as empresas de varejo, por exemplo. Da mesma forma, quem atua no setor de moda não detém todo o conhecimento especializado sobre o mercado de agronegócios.

Diante disso, é importante que você identifique qual é o público ideal para o seu negócio de mentoria, de acordo com a sua experiência e conhecimento. Fazendo isso, fica mais fácil entender os problemas pelos quais essas pessoas passam e como você pode ajudá-las a solucioná-los.

Além disso, identificar o seu cliente ideal facilita no momento de desenvolver seu método de mentoria. Ou seja, os passos que vão levar seus clientes do problema à solução.

Por fim, ter clareza sobre quem é o seu público permite que você faça campanhas de marketing mais assertivas, acelerando suas vendas.

Desenvolva sua proposta de valor

Proposta de valor é o resultado que você pode ajudar as pessoas a conseguir por meio da sua mentoria. Ter essa proposta bem formatada, antes mesmo de desenvolver o conteúdo da mentoria, pode acelerar suas vendas.

Isso porque você pode testar se sua oferta de valor é bem recebida pelos seus clientes em potencial e se tem chance de gerar uma boa renda antes que você dedique muito tempo ao desenvolvimento da mentoria em si.

De forma bem simples, você vende a solução primeiro e, depois que já tiver seu primeiro grupo de mentorados formado, desenvolve o conteúdo de cada módulo.

A vantagem dessa abordagem é que você pode entender melhor as dificuldades de cada mentorado antes de entregar a solução. Desse modo, pode personalizar ainda mais a sua mentoria, o que se refletirá em maior satisfação por parte dos seus clientes.

Defina sua estratégia de marketing

Se estamos falando em vender o seu conhecimento em tempos de crise, precisamos nos ater à estratégia de marketing mais efetiva para isso: o marketing digital.

Com algumas horas de dedicação por dia, você pode prospectar clientes em redes sociais, ampliar o seu networking e criar anúncios para atrair clientes qualificados para a sua mentoria de negócios.

Uma boa estratégia de marketing para mentorias é criar eventos gratuitos online, onde você dá uma aula sobre determinado assunto. Ao final, você abre a oportunidade para que as pessoas interessadas marquem uma sessão individual com você.

Nesta sessão, você busca entender melhor o perfil da pessoa, que tipo de dificuldades ela tem e como você pode ajudá-la. Então, faz sua oferta final, isto é, oferece a mentoria como solução.

Além de tornar todo o processo mais próximo das pessoas, você tem uma excelente ferramenta de informação em mãos, podendo ouvir o que as pessoas realmente precisam e alinhar sua mentoria com essas necessidades.

Execute seu planejamento

Com toda a estrutura pronta, é hora de colocar sua estratégia no ar e começar a vender o seu conhecimento. Aqui, é mais importante o tempo que você dedica a prospectar clientes do que propriamente seu investimento financeiro.

Observe quais estratégias de marketing são mais efetivas, os canais de comunicação que trazem mais resultados, o melhor horário do dia para prospectar clientes em redes sociais, entre outros indicadores que te ajudarão a avaliar a sua performance.

Quando a sua primeira turma de mentorados estiver formada, desenvolva o conteúdo da sua mentoria propriamente dito, com base nos feedbacks que você colheu durante as sessões individuais.

Vá agregando informações e lapidando cada módulo de acordo com o desenvolvimento do anterior, buscando o máximo de aproveitamento de cada mentorado.

Mensure os resultados e repita todo o processo

Finalizada a primeira turma de mentoria, analise os resultados. Entreviste os concluintes, peça feedbacks e colha depoimentos. Afinal, não existe nada mais poderoso do que depoimentos de pessoas satisfeitas com a sua mentoria.

Tenha um registro de lições aprendidas, para saber o que deve ser melhorado e o que pode ser modificado para se tornar ainda mais eficaz. Então, reinicie o processo com uma nova rodada de captação de clientes.

Agora que você já sabe que a sua mentoria tem potencial para crescer e impactar ainda mais pessoas, vale a pena investir uma parte do lucro obtido com a primeira turma em novos recursos de prospecção, como anúncios patrocinados, marketing de conteúdo, link building, entre outras estratégias.

Quer ir além e transformar seu conhecimento em um negócio de sucesso? Saiba como montar um funil de vendas no marketing digital!

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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