O mercado cambial brasileiro registrou uma leve queda do dólar nesta segunda-feira (15), em um dia de menor movimentação devido ao feriado nos Estados Unidos, o Dia do Presidente. A ausência de operações nos mercados norte-americanos reduziu o volume de negócios em todo o mundo.
Enquanto isso, aqui no Brasil, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador revelou um crescimento de 2,45% em 2023, uma desaceleração em relação ao ano anterior, quando registrou uma expansão de 2,77%.
Leia também: Conheça os 6 pecados do imigrante brasileiro quando chega aos Estados Unidos
O dólar apresentou uma queda de 0,02%, cotado a R$ 4,9651 às 9h. Na sexta-feira, a moeda norte-americana havia recuado 0,04%, sendo cotada a R$ 4,9661.
Por outro lado, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, só começará a operar às 10h. Na última sexta-feira, o índice encerrou com uma alta de 0,72%, atingindo os 128.726 pontos.
Hoje, os mercados estão mais calmos devido ao feriado nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil, os investidores estão atentos à divulgação do IBC-Br, que apontou uma desaceleração em 2023 devido ao cenário de juros ainda elevados para conter a inflação.
Leia também: EB-2 É O Visto Mais Popular Para Conseguir Um Green Card
Apesar da desaceleração econômica, o resultado do IBC-Br de dezembro superou as expectativas do mercado, registrando um aumento de 0,82% no último mês de 2023.
Já no mercado internacional, o dólar opera em baixa, seguindo o viés negativo do índice DXY do dólar em relação a moedas principais e a algumas divisas emergentes. Os investidores podem estar reagindo às notícias sobre os recordes de viagens e gastos na China durante o feriado de ano novo lunar.
Além disso, as expectativas em torno da definição dos juros das LPRs de 1 e cinco anos na China também influenciam o mercado. No entanto, os ajustes no câmbio são estreitos sem a referência dos mercados em Nova York devido ao feriado nos EUA, o que reduz a liquidez local.
Analistas preveem que o PBoC poderá cortar seus juros básicos, as chamadas taxas de juros de referência para empréstimos (LPRs), no fim da noite desta segunda-feira. A última alteração nas taxas ocorreu em agosto do ano passado.
Essas são algumas das movimentações nos mercados financeiros, tanto no Brasil quanto no exterior, que estão sendo observadas pelos investidores hoje.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…