Trabalhar em um ambiente inseguro psicologicamente, com baixos salário, seguido das questões de clima e relações interpessoais no trabalho, resultou em mais de 600 mil demissões voluntárias de brasileiros em agosto deste ano, segundo dados da LCA Consultores. O fenômeno também ocorre em vários países ao redor do mundo e têm preocupado as companhias.
Segundo Eliziane Jacqueline dos Santos, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar EAD da Faculdade Santa Marcelina, hoje o desafio das organizações têm sido trabalhar a diversidade como fator competitivo, além de rever suas políticas de gestão de pessoas com a oferta de benefícios corporativos, apostas em novos modelos focados no desenvolvimento e aprendizagem permanente, bem como a nova arquitetura organizacional para contemplar as lideranças e as estruturas de carreira em Y. “O diagnóstico de clima é um termômetro importante para identificar os pontos de insatisfação na empresa quanto à gestão e processos de trabalho”, explica.
A seguir, a professora Eliziane fala dos desafios de atrair e reter os talentos.
A geração Z é a conectada e suas relações e produtividade, estão interligadas às redes sociais, uso da tecnologia nos mais diferentes dispositivos e internet. Pesquisas mostram que a geração Z tem 24% da força de trabalho global no mercado atual. Contudo, hoje, comparada com as demais gerações, possui dificuldades de adaptação às estruturas organizacionais mais rígidas e que entram em choque com os valores desses jovens, principalmente no tocante à inclusão e diversidade. Nestes casos, torna-se pertinente que as organizações ofereçam políticas mais liberais e atrativas com foco na qualidade de vida, criatividade, remuneração e participação nos resultados.
Quais são os desafios de reter esses talentos?
O desafio é o RH criar várias estratégias que atendam às demandas dessa geração e as empresas reverem sua cultura organizacional no sentido de serem mais flexíveis às demandas da geração Z: transparência, equidade, diversidade e inclusão são as palavras de retenção para eles, além das políticas valorizarem o conhecimento e o reconhecimento em curto prazo.
Como as companhias podem reter os talentos?
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica.
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