Carreira

Mercado Financeiro: características dos profissionais de sucesso

Você já se perguntou o que diferencia um profissional de sucesso dos demais? Acredito que pessoas bem sucedidas possam ter características em comum, dependendo o segmento em que atuam. No mercado financeiro, em específico, algumas habilidades ficam evidentes em profissionais que obtiveram êxito nas suas carreiras.

Há quatro anos, me dedico à área de expansão da Messem Investimentos, escritório credenciado à da XP Investimentos Nesse período, conversei com mais de 400 pessoas apenas da área de finanças que tinham desejo em migrar carreira para a assessoria financeira.

Geralmente, realizamos cerca de duas conversas presenciais com os candidatos, por isso, conheci bons profissionais e ainda tive a oportunidade de participar da transição de alguns deles para a atividade de assessor de investimentos. O fato é que com quanto mais pessoas eu falo, mais evidente ficam esses diferenciais de quem se destaca na performance. Listei alguns deles:

Resiliência
O segmento financeiro é cheio de altos e baixos. Nos últimos anos, quantas turbulências e mudanças tivemos na economia do nosso país? Desde impeachment, até greve dos caminhoneiros – essa que praticamente parou o Brasil por alguns dias -, foram diversos acontecimentos que impactaram todos os setores da nossa economia. O mercado financeiro foi o que reagiu mais rápido a esses eventos. Por esse motivo, concordo com a frase citada no filme Rocky Balboa, pois não se trata do “quão forte você consegue bater e, sim, do quanto aguenta apanhar e levantar, mantendo-se na luta”.

Networking
Quanto mais bem relacionado se é nesse mercado, mais surgem as oportunidades. Cultivar relações, tanto dentro da instituição que trabalha quanto externamente, com parceiros, clientes, é muito importante. A sua rede de relacionamentos é um dos ativos mais importantes nesse ramo.

Execução
Para resolver problemas é importante ter boas ideias. Contudo, ter muitas ideias e não colocá-las em prática, ou colocar muitas iniciativas em campo ao mesmo tempo, é pouco efetivo. Os melhores que conheci possuíam uma capacidade muito forte de execução! Se formos fazer uma analogia simples: imagine uma pessoa que confecciona vasos. Esses profissionais preferem construir vários “vasos imperfeitos” e ir melhorando com o passar do tempo, até que um “vaso bom” surja, ao invés de gastar toda a energia estudando e projetando um “vaso perfeito” que nunca sairá do papel. Assim, quando ele chegar em um modelo mais aperfeiçoado do seu “vaso”, já vai ter a experiência de ter construído outros modelos, enquanto quem planejou por muito tempo e não executou ainda vai ter a dificuldade de testar na prática.

Comunicação
O mercado financeiro é naturalmente complexo, com termos e linguagens bem específicas. Além disso, é composto por profissionais que, em geral, possuem personalidades fortes. Para “vender” uma ideia internamente é preciso ter a desenvoltura de expor seus pontos de vista de uma forma efetiva, não adianta ter uma ótima ideia se os outros não entenderem do que se trata ou não “comprarem” a mesma. Para quem lida com clientes, é preciso ter a capacidade de transformar uma linguagem complexa em algo simples, afinal, ninguém compra o que não conhece.

Possa ser que um bom profissional tenha duas ou três dessas habilidades que mencionei, além de outras que são mais específicas para o tipo de função que o mesmo realiza. Porém, tratando do assessor de investimentos, pude observar que as pessoas que obtiveram maior êxito possuíam de forma latente ao menos a resiliência e execução. As demais você consegue desenvolver e aprender ao longo do tempo se tiver muita dedicação e humildade. O Networking acelera o resultado, mas as duas características que citei são fundamentais para quem pensa em entrar na atividade de assessor de investimentos.

Você se identifica com essas virtudes? Se a resposta for “sim”, provavelmente você já é um profissional de sucesso dentro deste mercado ou é apenas questão de tempo para tornar-se um.


Willian Kahler é sócio e assessor Financeiro responsável pela área de expansão e performance da Messem Investimentos. No escritório desde 2011, começou sua trajetória como assessor de investimentos, atraído pelo propósito de popularizar o conhecimento sobre o mercado financeiro e auxiliar pessoas a realizarem seus objetivos por meio do investimento fora dos bancos tradicionais.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago