Negócios

Meta Anual: Como ajustar a rota para fechar o ano com resultado positivo

Entramos no último bimestre do ano e a essa altura do campeonato muitas empresas, e os próprios colaboradores, estão correndo para bater suas metas de 2021. Mas o “problema”, que começa a receber atenção só agora, deve ter apresentado sinais ao longo dos meses, a “boca do jacaré” já deve estar aberta há bastante tempo. Isso se sua organização já começou a se preocupar com o cumprimento da meta anual.

As situações podem variar muito de uma organização para a outra, mas se sua empresa está longe da meta estipulada, algumas atitudes devem ser tomadas imediatamente. Se este é o seu caso, a dica é elencar duas ou três prioridades que mais vão contribuir para fechar o gap entre o ponto onde está e o objetivo, o número a ser alcançado. Eventuais projetos que estão em execução e que não endereçam estas prioridades escolhidas, devem ficar um pouco de lado para a organização concentrar esforços. Chame o time, elenque as maiores dores, classifique o nível de dificuldade, proponha ações, defina os resultados esperados para estas ações, coloque em execução e acompanhe com disciplina.

Escolha o que está doendo mais ou até temas que possam ser mais fáceis de resolver e trazer maior ganho. Às vezes a recuperação de um lucro pode vir de um corte de despesas ou na ênfase a alguma ação, tipo a Black Friday, que está logo aí.

O OKR com certeza vai te ajudar nessa corrida contra o tempo. Ele é o elo entre a estratégia e os colaboradores, ele faz essa conexão, indicando aquilo que as pessoas precisam fazer no dia a dia, seja entregar a operação, seja para alguma transformação. O OKR é uma ferramenta de gestão, de execução da estratégia, que ajuda a maximizar valor no curto prazo, provocando muito engajamento dos times, seja você uma organização enorme, ou uma startup. Os benefícios de utilização dessa ferramenta são clareza e alinhamento sobre a direção, foco no que é mais importante, disciplina de acompanhamento e ambição nas metas de curto prazo, por meio de um processo de construção colaborativo.

Pedro Signorelli tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

53 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago