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Metodologia do CHA na Gestão de Pessoas

O fator humano é um ponto fundamental e base de sucesso para as empresas. Por isso, o conceito de competência é bastante discutido.

Para o mundo corporativo, competência significa um conjunto de técnicas e comportamentos fundamentais para atingir bons resultados.

Porém, muitas vezes as empresas acabam encontrando dificuldades para avaliar as competências dos seus colaboradores e, para isso, buscam por metodologias que auxiliem na gestão de pessoas.

Pensando nisso, você sabe o que é a metodologia CHA?

Continue a leitura e confira!

O que é a metodologia do CHA?

A metodologia do CHA refere-se a um tripé de competências formado por Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Cada vez mais as empresas têm buscado essa metodologia para auxiliar no processo de gestão de RH, principalmente por focar no comportamento das pessoas e ajudar na avaliação dos colaboradores.

E em qualquer empresa, esse tripé de competências precisa estar diretamente ligado e sempre interagindo entre si.

C – CONHECIMENTO = Saber Teórico

É o conhecimento técnico sobre um determinado assunto, necessário para atingir determinados objetivos e que pode ser adquirido através da formação acadêmica, cursos, treinamentos, palestras e leituras.

Basicamente é desenvolver um know-how de algo que tenha valor tanto para a empresa quanto para o colaborador.

H – HABILIDADE = Saber Fazer

É a habilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao desempenhar suas funções, buscando sempre por um aperfeiçoamento contínuo.

Corresponde, portanto, à sabedoria em executar suas atividades.

H – ATITUDE = Querer Fazer

É a atitude proativa e a vontade de fazer. É a ação de colocar em prática o conhecimento e as habilidades que possui.

Resumidamente, o conhecimento se adquire estudando, a habilidade vem com a prática e a atitude é algo que faz parte da personalidade do colaborador.

Qual a importância da Metodologia do CHA?

A utilização do CHA se destaca por auxiliar na identificação de pontos de oportunidade, melhoria e consequentemente de desenvolvimento dos colaboradores.

Além disso, possibilita um autogerenciamento da carreira e favorece a elaboração de planos de desenvolvimento pessoal.

Importante ressaltar também que o CHA pode ser utilizado em diferentes níveis organizacionais, como estratégias do negócio, satisfação dos clientes, otimização e potencialização de resultados.

Agora que você já sabe o que é a metodologia do CHA, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento https://rhpratica.com/ e prepare-se já para o mercado de trabalho. 

Por Alessandra Leite

Alessandra Leite

Alessandra Leite é formada em Gestão de Recursos Humanos, atua há anos com gestão de pessoas e tem sólida vivência nas rotinas de RH, desenvolvimento humano e organizacional. Fundadora do Viver de RH e instrutora do curso RH na Prática.

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