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A plataforma do Meu INSS foi criada pela Previdência Social para facilitar a vida do grande número de segurados pelo INSS.
Essa plataforma é essencial para agilizar os atendimentos das agências físicas e evitar o deslocamento do segurado até uma agência do órgão.
Por meio do site ou aplicativo, é possível acessar extratos, solicitar benefícios, fazer prova de vida e muitos outros serviços totalmente gratuitos.
A seguir você confere como fazer seu cadastro no Meu INSS e acessar todos os serviços da plataforma. Continue a leitura!
Leia também: Meu INSS: Conheça Os Principais Serviços Disponíveis E Como Usa-Los
O Meu INSS é uma plataforma online que foi desenvolvida para dar maior facilidade à vida do cidadão.
No Meu INSS é possível utilizar mais de 90 serviços do INSS de forma digital e também o que estiver na plataforma do gov.br.
Esta plataforma online foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador.
No Meu INSS é possível acessar serviços do INSS, como simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, entre outros.
A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo celular (Android e IOS). Para acessar, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular.
O Meu INSS está integrado ao Gov.Br, um cadastro que oferece um ambiente digital único aos serviços públicos do Governo.
Ou seja, com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.
Para fazer o cadastro é preciso informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS.
Para criar o cadastro no Meu INSS no site ou aplicativo você precisará informar os seguintes dados:
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos sua Carteira de Trabalho.
Durante o cadastro terão perguntas relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
A criação da senha inicial do Meu INSS através do Internet Banking está disponível para todos que têm conta bancária, login e senha para os serviços online das instituições autorizadas.
O processo é bem simples e em poucos minutos a sua senha já está disponível para uso no site ou app Meu INSS.
Confira o passo a passo para o acesso pelo internet banking de alguns bancos autorizados.
Na página do Meu INSS, conecte-se ao internet banking do Banco do Brasil com o número da sua conta e senha pessoal. Depois siga os passos:
O cadastro feito pelo Internet Banking do Banco do Brasil (BB) não é necessário responder nenhum questionário.
As informações da conta bancária já são consideradas como uma autenticação.
Quem possui conta no Banese pode criar a senha do Meu INSS através do internet banking seguindo os passos abaixo:
Seu acesso também pode ser feito no Banco Banrisul. Veja como:
No Internet Banking do Itaú também é possível criar o código. Basta seguir as instruções a seguir:
Conecte-se ao internet banking da Caixa Econômica com o número da sua conta e senha pessoal. Depois siga os passos:
Se você ainda não tem senha para o Meu INSS e tem conta no Sicoob, crie uma agora através do internet banking desta instituição financeira seguindo os passos a seguir:
Assim, com o login inicial, basta acessar o Meu INSS e realizar o primeiro acesso.
Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, não se preocupe, é possível recuperá-la de forma bem simples!
O primeiro passo é entrar no site ou app do Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”.
Após, clique no botão “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. Em seguida, basta escolher uma das opções para gerar uma nova senha.
É possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e também pelo internet banking dos bancos autorizados.
Na plataforma do Meu INSS, você tem acesso a mais de 90 serviços diferentes. Durante o período de pandemia da Covid-19, com as agências do INSS fechadas, o aplicativo ganhou ainda mais destaque por facilitar a vida do cidadão.
Confira alguns dos serviços disponíveis na plataforma:
Todos esses serviços podem ser solicitados sem sair de casa, na palma da sua mão.
Veja no vídeo como solicitar um serviço:
Leia também: Saiba Como Solicitar A Aposentadoria Especial Pelo Meu INSS
Na central de serviços é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural.
Assim como aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.
Veja como solicitar sua aposentadoria pelo aplicativo Meu INSS:
2. Clique na opção “Novo Pedido”;
3. Na lista, clique em “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”;
4. Selecione o tipo de aposentadoria desejada;
5. Se solicitado, atualize, confirme seus dados de contato e em seguida “Avançar”;
6. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos necessários.
Pronto! Seu requerimento de aposentadoria foi feito e é só aguardar o resultado do seu benefício.
Quem entrou com pedido de benefício no INSS, pode acompanhar o processo ou resultado também pelo Meu INSS.
Basta entrar no site ou aplicativo, fazer seu login e, na página inicial clicar em “Consultar pedidos”. Localize o seu processo e confira se seu benefício foi concedido ou indeferido.
Importante ressaltar que o INSS, de acordo com a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), tem 30 dias para conceder ou negar o seu requerimento.
E este tempo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso o instituto tenha motivos de não ter analisado seu benefício dentro do tempo estipulado por lei.
Portanto, o prazo de análise de benefícios do INSS é de até 60 dias.
Após esse período, caso tenha sido aprovado, a carta de concessão será emitida pelo órgão e enviada para o seu endereço, mas também pode ser acessada pelo Meu INSS.
Ela funciona como um documento que comprova o recebimento do benefício, trazendo diversas informações úteis para o segurado.
Após o benefício concedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.
CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. Ele é semelhante a um relatório de contribuições do trabalhador, que servem como extrato INSS para aposentadoria ou para solicitar outros benefícios.
Leia também: Salário Maternidade: Saiba Como Solicitar O Benefício Pelo Meu INSS
No documento é possível encontrar as seguintes informações:
Para fazer a solicitação do extrato de contribuição, você deve seguir os passos abaixo:
É possível agendar para pegar o documento na agência. Veja como:
O extrato de pagamento de benefício é um documento disponibilizado gratuitamente, onde constam diversas informações sobre o pagamento do benefício, como o extrato INSS da aposentadoria ou outros auxílios.
Neste documento, os segurados do INSS conferem os valores depositados, assim como a data e o banco em que é pago o benefício.
Além disso, também constam nesse extrato informações sobre o décimo terceiro salário do INSS e qualquer coisa que possa acrescentar ou descontar valores no pagamento.
Nesta opção você pode retirar o seu extrato de pagamento do INSS sem sair de casa, acessando o site ou aplicativo Meu INSS.
Abaixo segue o passo a passo:
Caso prefira, pode solicitar o extrato de pagamento presencialmente, mas antes é necessário realizar agendamento para depois comparecer na agência do INSS.
Para agendar o atendimento presencial, siga o passo a passo:
Compareça à agência do INSS no dia e horário marcados, levando as seguintes documentações originais:
Além das duas opções acima, também é possível tirar o comprovante de rendimentos na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Basta ir ao caixa eletrônico de um desses bancos ou acessar o aplicativo e buscar pela opção “Previdência Social”, no BB e “Extrato Previdenciário” na Caixa.
O Extrato de Empréstimo Consignado permite ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados, saber o valor de margem consignável disponível, parcelas descontadas e prazo de pagamento.
Este extrato é super importante para quem deseja acompanhar todos os descontos feitos no benefício e assim detectar possíveis fraudes.
Consultar o extrato de empréstimo é super rápido e prático, podendo ser feito totalmente online. Veja a seguir como emitir o seu:
3. Selecione o ano-calendário de seu interesse e “Baixar PDF”.
Conforme mencionamos anteriormente neste texto, a carta de concessão é um documento em que constam as principais informações sobre o benefício aprovado.
Nela consta o valor do benefício, espécie e número do benefício, assim como informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
A solicitação da carta de concessão pode ser realizada pela internet, no Meu INSS, seguindo os passos abaixo:
Se você prefere o atendimento presencial, antes é preciso realizar agendamento em uma agência próxima de sua residência.
O agendamento também é realizado pelo Meu INSS:
Caso tenha dúvidas, ligue para o telefone do INSS, no número 135. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
A perícia médica é um procedimento obrigatório realizado pelo médico habilitado do INSS. O objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para o exercer a profissão.
O serviço de agendamento para a perícia médica pode ser feito pelo Meu INSS, tanto para dar entrada, quanto para pedir prorrogação do benefício.
Para agendar:
Depois de agendado, compareça à agência do INSS no dia e horário marcados levando os seguintes documentos:
Pela plataforma já é possível enviar o atestado médico para ser avaliado pela perícia, devido à pandemia pela COVID-19.
Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu o envio do documento pelo Meu INSS pela internet.
Entre pelo aplicativo ou site do INSS e faça seu login com CPF e siga os passos do vídeo abaixo:
A revisão do benefício é uma análise feita do benefício concedido pelo INSS que já está sendo pago ao aposentado ou pensionista.
Normalmente, a revisão de aposentadoria é feita para que o valor do seguro aumente, mas, em muitos casos, pode reduzir o benefício.
A revisão é válida, principalmente, para as pessoas que observaram que algum período de contribuição não foi contabilizado pelo INSS.
Se você deseja revisar o benefício que recebe, saiba que pode solicitar diretamente pela internet, no Meu INSS. Veja o passo a passo:
Em média dentro de 30 dias corridos você já terá retorno de sua solicitação e poderá acompanhar a revisão do seu benefício também pelo Meu INSS.
Leia também: A Empresa Não Pagou Meu INSS, E Agora?
Se você deseja saber quais benefícios estão em seu nome, existe um serviço do INSS chamado Declaração de Beneficiário do INSS.
Esse serviço permite que o cidadão solicite um documento que informa se consta ou não benefício em seu CPF.
Esse serviço pode ser solicitado gratuitamente no Meu INSS, sem precisar ir a uma agência.
Veja como solicitar a declaração de beneficiário:
3. Em seguida “Consultar”.
4. Logo após será gerado o pdf com a declaração.
Outra opção, também no Meu INSS, é clicar em “Meus Benefícios”. Na tela seguinte serão listados os benefícios concedidos em seu CPF e você também poderá baixar declaração de “Nada Consta”.
Quando o INSS identifica alguma pendência em sua solicitação, a instituição entrará em contato por e-mail ou mensagem de celular.
Isso é chamado de cumprimento de exigência do INSS e pode ser resolvido direto pelo Meu INSS.
Assim que estiver com a documentação exigida, é necessário acessar a plataforma e seguir os passos abaixo:
Confira no vídeo como fazer:
Atenção: O prazo para cumprir as exigências do INSS é de 30 dias corridos. Por isso, assim que receber a carta de notificação, tente resolver a pendência.
Caso perceba que não será possível enviar a documentação no prazo, pode ser feita uma solicitação para prorrogar o prazo.
Mas é preciso tomar cuidado, pois o INSS avaliará se é possível ou não essa prorrogação.
Para saber qual a agência do INSS mais próxima de sua casa e os horários de atendimento, basta acessar o serviço “Encontre uma agência” na página inicial do site ou aplicativo Meu INSS.
Basta inserir seu CEP ou endereço e em alguns minutos serão informadas as agências mais próximas.
O Guia da Previdência Social (GPS) é o documento utilizado para pagar as contribuições sociais de pessoa física e jurídica.
Para calcular e emitir a GPS, acesse a página inicial do Meu INSS e clique em “Emitir Guia de Pagamento”.
Você será direcionado para o site do SAL (Sistema de Acréscimos Legais), no ambiente da Receita Federal.
No SAL, escolha o módulo disponível em que você se encaixa, preencha todos os campos solicitados,“Confirmar” e aguarde a finalização do processo.
Os segurados que recebem por meio de cartão magnético agora podem fazer a mudança de pagamento para conta corrente.
Para isto, você deve ir até a agência do seu banco e solicitar esta alteração. O mesmo vale para quem quer alterar os dados bancários.
Com a calculadora do INSS é possível saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).
Com ela também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.
Leia também: Meu INSS: Saiba Quais Os Serviços Disponíveis E Como Se Cadastrar
A simulação pode ser feita pelo Meu INSS, você não precisa ir até uma agência do INSS.
Como realizar essa consulta:
Manter os dados cadastrais atualizados é muito importante para você, principalmente, se você decidir pedir uma revisão ou solicitar algo ao INSS.
Por isso, entre na aba “Meu Cadastro” e mantenha seus dados atualizados. Ao mudar um número de telefone, por exemplo, faça essa alteração imediatamente.
Lembre-se, na aba, será possível encontrar todos os seus dados, aproveite e verifique se já está tudo certinho.
É bastante comum acontecer erros na hora de acessar ou cadastrar o aplicativo do Meu INSS.
O principal erro é não cadastrar a senha do Meu INSS, ou esquecer a senha que cadastrou.
É muito importante que, no momento em que cadastrar sua senha, anote em um local seguro.
Outro ponto importante, se precisar, peça ajuda de alguém, mas que todos os dados como e-mail e telefone utilizados para cadastros sejam seus.
Muitas pessoas acabam precisando se deslocar a uma agência para tentar recuperar a senha que foi cadastrada com telefone e e-mail de uma terceira pessoa.
Muito cuidado ao entrar no aplicativo, ele só permite três erros de senha, após o terceiro erro, também é preciso ir à uma agência solicitar o desbloqueio.
Com todas essas informações você conseguirá realizar o acesso ao Meu INSS, solicitar alguns dos serviços disponíveis na plataforma e ainda simular com a gente seu empréstimo consignado e portabilidade dos contratos que já possui!
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Fonte: meutudo
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