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Meu INSS: Como consultar o meu benefício pela plataforma?

por Ana Flavia Correa
4 minutos ler

O Meu INSS é um plataforma digital que tem como objetivo simplificar o acesso aos serviços e pedidos de benefícios do INSS. 

Os segurados do INSS que solicitam algum benefício são comunicados sobre a aprovação ou recusa do pedido, através de uma carta enviada pela instituição. Porém podem acompanhar o andamento da sua solicitação pelo número do CPF, através do Meu INSS. 

Quais são as formas de consultar os benefícios assegurados pelo INSS?

Existem algumas forma de consultar os benefícios, são elas:

  • Ir a uma agência do INSS;
  • Realizar a consulta pelo site ou o aplicativo Meu INSS;
  • Ligar para a Central de Atendimento pelo número 135.

Como acessar a plataforma Meu INSS?

Para ter acesso a essa ferramenta é preciso entrar no site:  gov.br/meuinss ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular. 

Como realizar o cadastro?

Para acessar os dados, o segurado precisa ter uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha o contribuinte poderá utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com.

O que é preciso para se cadastrar?

Para que o cadastro seja feito, são necessários: CPF, nome completo do contribuinte, data de nascimento e responder algumas questões do cadastro junto ao INSS.

Quais são os pedidos de benefícios realizados na plataforma?

Como foi dito anteriormente, essa ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços e solicitação de benefícios do INSS. Nela toda a documentação pode ser digitalizada ou fotografada.

Veja a seguir alguns benefícios que são solicitados pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão.

Qual é o passo a passo para realizar alguma consulta pela ferramenta?

A consulta é realizada de forma simples e rápida. Acompanhe, a seguir:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS, com seu usuário e senha (eles podem ser únicos para  todos os serviços públicos digitais à disposição no gov.com);
  • No menu, escolha a opção “Meus Benefícios”;
  • Serão apresentados todos os benefícios ativos e todos os pedidos feitos;
  • Escolha o requerimento enviado ao INSS e saiba a situação do benefício.

Sabemos que para cada pedido há uma resposta, portanto quais são as possíveis respostas do INSS?

Há três possíveis resoluções para os pedidos do benefício, são elas: 

  • pedido habilitado (está em análise pelo INSS), 
  • deferido (o benefício foi aprovado e será concedido);
  • indeferido (a solicitação foi analisada e negada).

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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