Com a finalidade de simplificar os processos, a Previdência Social criou uma ferramenta chamada Meu INSS. Nesse sistema, todos os contribuintes que desejam informações relativas a pedidos de perícias, aposentadorias, licença-maternidade, extratos previdenciários, cartas de concessões e demais serviços, podem consegui-las de forma simples, rápida e segura.
Continue lendo este artigo e conheça melhor esse programa e saiba as comodidades que ele pode trazer para os usuários!
É um sistema novo e atualizado da Previdência Social, que tem a finalidade de oferecer mais segurança e facilidade ao segurado. Além de disponibilizar as informações de que ele precisa, tudo pode ser feito da sua residência e com a tranquilidade de que ninguém mais estará acessando os dados e benefícios.
Para ter acesso a essa comodidade, o usuário deve realizar um cadastro, que ocorre mediante o fornecimento de alguns dados, e a validação de uma senha.
O Meu INSS trouxe diversas facilidades para os segurados. Vamos mostrar alguns deles!
Veja, a seguir, o passo a passo de como o primeiro acesso ao aplicativo funciona:
Só isso! Agora você já pode acessar e consultar todas as informações sobre os seus benefícios no Meu INSS.
São duas opções: aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade urbana. No primeiro caso, é feita uma busca no sistema do INSS para saber se o benefício pode ser concedido a distância. Se não for possível, será agendado um atendimento em uma agência do INSS.
Na aposentadoria por idade, também é feita uma busca para saber se já pode ser concedido de forma automática. Em caso negativo, o usuário deverá acompanhar o andamento do pedido por meio do número do protocolo de requerimento ou pelo telefone 135.
O extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) mostra a situação contributiva do trabalhador na ativa (empregado, empresário, doméstico, individual) e aposentado. Possibilita saber mês a mês se os recolhimentos estão sendo feitos corretamente e o período que falta para a aposentadoria. Isso é importante para assegurar a comprovação futura.
Também é possível conferir os dados cadastrais e o registro dos vínculos trabalhistas.
Ao escolher essa opção, é feita uma busca no sistema para concessão automática do benefício. Caso não seja possível, o pedido deve ser acompanhado com o número de protocolo do requerimento ou pelo telefone 135.
Essa opção é utilizada para comprovar que a pessoa recebe um benefício e exibe sua renda mensal. Detalha valores, banco e data de pagamento.
O segurado pode conferir todo o histórico de créditos consignados feitos com desconto no benefício previdenciário e demais informações, como valores das parcelas, prazos e margem da consignação atual.
Além desses, são disponibilizados outros serviços, como:
O Meu INSS é muito útil para todos os contribuintes da Previdência Social, reunindo todas as informações em um único lugar, trazendo facilidade e segurança para todos.
Via Prime Advice
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…