Imagem por @LightField Studios / shutterstock
Com a evolução da Internet e a facilidade de interação entre empresa e cliente, cada vez mais, o número de micro e pequenas empresas cresce e mostra sua representatividade no mercado brasileiro.
No entanto, a realidade revela que muitas empresas desse nicho não conseguem se organizar devido a dificuldades relacionadas à gestão empresarial e à saúde financeira.
Se você se identificou com esse contexto, acompanhe as dicas abaixo e entenda como o desenvolvimento da sua inteligência financeira pode ajudá-la.
Priorizar o que é mais importante pode ser uma tarefa difícil no início, mas a poupará de muito trabalho no futuro.
Determine quais informações são realmente essenciais para o seu negócio, os principais impactos enfrentados por ele e quais são seus objetivos. Ater-se a um plano traçado inicialmente a impede de se distrair com coisas que podem ser deixadas de lado e que acabam atrapalhando sua organização.
É fundamental que a gestão financeira seja baseada na simplicidade, visando ao melhor entendimento dos processos e da tomada de decisão.
A simplicidade economiza tempo e traz mais benefícios para a saúde financeira da empresa. De nada adianta ter tantas planilhas salvas se você não consegue cruzar os dados e aproveitar as informações que elas armazenam.
Um passo indispensável para garantir uma empresa saudável é o controle de gastos. Misturar despesas pessoais com as da empresa é um erro muito comum que pode comprometer as finanças de forma irreversível.
É importante conhecer os gastos reais do seu negócio e ter um controle de todo o dinheiro que entra, que sai ou que está comprometido.
Saber qual é o seu fluxo de caixa e como administrá-lo é uma das vantagens de quem tem inteligência financeira.
Muitos que passaram pela revolução digital ainda têm dificuldade em aproveitar tudo o que a tecnologia pode oferecer. Rotinas diárias da empresa podem ser facilitadas com o uso de softwares que organizam informações dos seus clientes e fornecedores, agendam pagamentos, mostram lembretes diários, controlam compromissos, dentre outras atividades.
Use isso a seu favor para que seu tempo seja investido da melhor forma possível.
Assim como com qualquer assunto sobre o qual não temos pleno domínio, a ajuda de especialistas pode contribuir muito para o desenvolvimento da sua gestão e para a administração das finanças.
Pessoas que estão acostumadas a trabalhar com micro e pequenas empresas e têm conhecimento de melhores práticas para solução dos problemas proporcionarão mais agilidade e eficiência ao seu negócio. Procure profissionais que tenham um bom histórico e confie nas orientações passadas.
Com simplicidade e facilidade de utilização, ela oferece um software de controle financeiro, como o Flua para seus negócios fluírem! Por meio de um sistema de gestão online que permite que você trabalhe quando e de onde estiver, será possível acessar gráficos e relatórios que auxiliam as tomadas de decisão e permitem que sua inteligência financeira seja materializada em bons resultados.
Fonte: FLUA
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…