Chamadas

Minas Gerais teve alta de 45% nas fusões e aquisições do 1° semestre de 2021

O Estado de Minas Gerais registrou 48 fusões e aquisições de empresas no 1S21, uma alta de 45% na comparação com o 1S20, quando foram realizadas 33 operações.

Minas Gerais ficou atrás apenas de São Paulo (446 transações, 55%), Rio de Janeiro (78 transações, 10%), Paraná (65 transações, 8%) e Rio Grande do Sul (52 transações, 6%), mas à frente de Santa Catarina (35 transações, 4%), Bahia (13 transações, 2%) e Espírito Santo (8 transações, 1%), entre outras Unidades Federativas.

Essas são algumas das conclusões de um levantamento exclusivo sobre operações de fusões e aquisições realizado pela KPMG.

O conteúdo também revelou que os setores que mais se destacaram nessas transações de empresas em Minas Gerais foram Tecnologia da Informação (13 transações) e Empresas de Internet (11 transações).

“O mercado mineiro continua aquecido e está se destacando em âmbito nacional. As empresas com atuação em Minas Gerais são relevantes para a economia nacional e contribuem para a geração de emprego e renda. Interessante observar a forte alta na comparação entre os dois períodos e a presença marcante de empresas de tecnologia compondo grande parte dessas transações”, afirma Ray Souza, sócio de Mercados Regionais da KPMG em Minas Gerais.

A pesquisa da KPMG também evidencia que o Brasil registrou o melhor semestre dos últimos dez anos em fusões e aquisições.

As empresas brasileiras realizaram 804 operações de fusões e aquisições no 1S21, um aumento de mais de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram fechados 514 negócios.

“Os números mostraram que o mercado doméstico continuou aquecido, mesmo no período de pandemia. Com a retomada gradativa da economia observada no primeiro semestre deste ano, as empresas têm buscado opções aqui no Brasil para poder crescer. Acreditamos também que muitas operações ficaram represadas no ano passado devido ao momento de incertezas e estão sendo concretizadas este ano. Por isso, tivemos um primeiro semestre tão aquecido, o que indica que estamos em uma fase de recuperação”, analisa o sócio da KPMG e coordenador da pesquisa, Luís Motta.

Com relação ao tipo de transação concretizada nos primeiros seis meses deste ano, 524 foram do tipo doméstica (ou seja, realizada entre empresas brasileiras) e 256 do tipo CB1 (estrangeiro adquirindo empresa Brasil).

“Foi o melhor semestre da história tanto para as transações domésticas quanto para as transações CB1 desde o início da nossa pesquisa”.

Legendas

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro

CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

9 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago