Imagem por @pressfoto / freepik
Todos os benefícios por incapacidade são concedidos apenas após a realização da perícia médica feita por um médico do INSS. Ela tem por objetivo comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão
O resultado da perícia dirá se você está apto para a concessão dos benefícios com auxilio doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.
Mas existem casos em que a perícia é negada, e caso você vá passar por uma pericia ou isso já aconteceu com você continue a leitura e saiba o que fazer.
Você pode solicitar através do telefone 135 ou acessando o Meu INSS. Veja o passo a passo:
Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS você deve acessar o portal Meu INSS:
Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, basta ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.
Caso você consulte o resultado da sua perícia médica e ela tenha sido negada, é preciso que você realize alguns procedimentos para conseguir que o benefício seja liberado.
Então vamos te mostra duas formas de recorrer caso você esteja nesta situação
Pedido de reconsideração
O pedido de reconsideração é um recurso acessível ao cidadão para solicitar a realização de uma nova perícia médica de auxílio-doença.
O pedido de reconsideração ao INSS em caso de negativa de benefício pode ser realizado em até 30 dias. É possível fazer um pedido de reconsideração solicitando uma nova pericia pelo telefone 135 ou pelo portal do INSS.
É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.
Recurso administrativo
O recurso administrativo é a forma que o trabalhador tem de contestar a decisão do INSS de negar a perícia médica.
Para entrar com recurso administrativo é preciso:
Você pode fazer o recurso administrativo em até 30 dias após o resultado da reconsideração. Caso o recurso também seja negado, a medida a ser tomada deve ser um processo na justiça.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…