Foi liberado na sexta-feira, 21 de agosto, pelo Ministério da Economia, um novo edital de concurso público, oferecendo 350 vagas temporárias. Publicado no Diário Oficial da União, o edital contém informações relacionadas aos cargos, período de inscrição, data das provas etc.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/ECONOMIA-1024x613.jpg)
As vagas são para nível superior em cursos de informática ou computação, ou então em graduação em qualquer área, mas que tenha pós-graduação em informática (ou computação). Será necessário comprovar experiência profissional acima de cinco anos ou título de mestrado e doutorado na área.
Veja os cargos do concurso do Ministério da Economia
A distribuição das vagas são para cargos relacionados às atividades técnicas e de complexidade gerencial do órgão:
- Especialista em gestão de projetos (50 vagas);
- Especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI (50 vagas);
- Especialista em ciência de dados (50 vagas);
- Especialista em segurança da informação e proteção de dados (50 vagas);
- Especialista em análise de processos de negócios (50 vagas);
- Especialista em experiência do usuário (50 vagas); e
- Especialista em desenvolvimento de software (50 vagas).
- Os aprovados terão um contrato de quatro anos, com ganhos mensais de R$ 8.300,00, cumprindo 40 horas semanais de trabalho.
Inscrições
As inscrições para o concurso do Ministério da Economia já estão abertas desde 21 de agosto, pelo site do Cebraspe, banca organizadora. As inscrições terminarão no dia 2 de setembro, às 18 horas.
O valor a ser pago pela inscrição é de R$ 60,00. Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção dessa cobrança também pelo site do organizador e enquanto durar o período das inscrições.
Provas em outubro
Os candidatos selecionados serão avaliados por meio de provas e de títulos. Tudo indica, que o primeiro exame aconteça no dia 11 de outubro. Os horários e locais de provas serão divulgados até o dia 30 de setembro.
Questões das provas
Serão 120 questões, sendo 70 questões de Conhecimentos Específicos e 50 questões de Conhecimentos Gerais da Língua Portuguesa, Inglesa e Raciocínio Lógico (todas no modelo certo ou errado).
Quem atingir nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos gerais, 21 pontos na parte especifica e 36 pontos no geral, serão aprovados para a fase de análise e títulos.
Cidades que serão aplicadas as provas
Belém (PA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e em Brasília (DF). No caso do exame biopsicossocial, destinado às pessoas com deficiência (PcD), os exames acontecerão somente em Brasília.
O concurso do Ministério da Economia, de acordo com o edital, terá validade de dois anos, sendo possível acontecer uma prorrogação por mais dois anos.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil