Imagem por @rawpixel.com / freepik / logo sus / editado por jornal contábil
Para resgatar e ampliar o acesso da população à saúde, o Ministério da Saúde vai credenciar 56,9 mil novas equipes e serviços na Atenção Primária, a porta de entrada do SUS. O investimento é de R$ 1,6 bilhão para zerar a fila de pedidos que estavam represados, ou seja, que não foram atendidos pela gestão passada. Com essa iniciativa, 3,8 mil municípios poderão ter os serviços e atendimentos ampliados, aumentando a abrangência do cuidado para mais de 33,8 milhões de brasileiros.
“Nossa gestão se deparou com demandas de municípios que não estavam contando com o apoio do Ministério da Saúde, que é fundamental para a gestão do SUS. Sem a Atenção Primária, não avançaremos na política que precisamos para as populações mais vulneráveis”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre os novos credenciamentos.
Leia mais: Saiba Quais São As Principais Ações Do Ministério Da Saúde Em 100 Dias De Reconstrução Do SUS
Os estados e municípios que fizeram a solicitação até janeiro de 2023, contemplados com a publicação das portarias, têm até 90 dias para efetivarem os credenciamentos. Já os gestores locais que tiverem novas solicitações para fortalecer a atenção primária nas suas regiões, terão 40 dias para apresentar os novos pedidos – prazo que também vale a partir da publicação das portarias.
A ampliação de equipes e serviços é essencial para reforçar a estrutura de atendimento e faz parte das diretrizes para fortalecer a Atenção Primária, assim como a retomada do Programa Mais Médicos, com 15 mil novas vagas previstas para 2023. Dessa forma, a estratégia contempla todas as etapas do atendimento, desde o acolhimento pelas equipes multiprofissionais até o atendimento médico, principalmente nas regiões mais vulneráveis onde as populações enfrentam dificuldades no acesso à saúde.
Esse primeiro atendimento, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de doenças. Nesse contexto, preencher os vazios assistenciais que deixaram de ser atendidos pelo governo anterior é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população brasileira à saúde.
Essa é a maior habilitação realizada pelo Ministério da Saúde na Atenção Primária desde 2017 e abrange 23 programas e estratégias. São 4,3 mil equipes de atenção primária, incluindo o Saúde da Família, e 30 mil agentes comunitários de saúde, além de um reforço na assistência odontológica.
As novas habilitações garantem 3,6 mil novas equipes de saúde bucal, ampliando o atendimento para mais 12 milhões de pessoas. Essa iniciativa fortalece o aumento da cobertura e da assistência odontológica para população mais vulnerável, a principal diretriz do Brasil Sorridente. O programa foi o responsável por tirar o Brasil, entre 2004 e 2010, do grupo de países com média prevalência de cárie dentária para o grupo com baixa prevalência, de acordo com o ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os novos credenciamentos também incluem a expansão dos atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas Unidades Móveis, com 624 pedidos de novas habilitações. Retomar e fortalecer o atendimento odontológico de maneira integral à população brasileira é prioridade do Ministério da Saúde.
Os brasileiros que vivem em regiões ribeirinhas também terão a garantia do acesso à saúde com a viabilização de novas equipes de saúde e de novos serviços, totalizando 47 novos credenciamentos.
Leia mais: Projeto De Lei Adiciona Inflamações Intestinais No Rol De Doenças Graves Do SUS
Serão 1,4 mil novas equipes de saúde da família, 30 mil agentes comunitários de saúde, 2,9 mil equipes de atenção primária e 30 para consultórios na rua. Isso significa que milhões de brasileiros terão a estrutura dos sistemas de saúde e os atendimentos ampliados. Na área da informatização dos serviços de saúde, são 16 mil credenciamentos que estavam represados. Já mil unidades de todo Brasil poderão ampliar o horário de atendimento.
– Portaria 432/2023 – continuação I
– Portaria 432/2023 – continuação II
Fonte: Ministério da Saúde
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…