A estruturação de “mutirão” do INSS para reduzir a fila de análise dos pedidos de benefícios foi confirmada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nos encontros com representações sindicais, na cidade de São Paulo, entre os dias 16 e 17 de fevereiro.
Priorizando as regiões Norte e Nordeste para iniciar as ações concentradas de atendimento nos próximos meses, Lupi ratificou o compromisso do governo Lula de eliminar as pendências acumuladas nos últimos anos.
“O mutirão de serviços, que inclui a área de perícia médica, permitirá a redução mais rápida da fila”, disse, ao destacar a qualificação dos servidores.
Leia mais: TCU indica R$ 2,9 bilhões pagos pelo INSS a contas irregulares
“Estamos buscando o aprimoramento das rotinas administrativas para viabilizar, até o final do ano, a análise das requisições em até 45 dias”, projetou o ministro, que estava acompanhado do presidente do INSS, Glauco Wanburg, e do deputado estadual Márcio Nakashima.
Em paralelo, o Ministério também promove a consolidação de acordos de cooperação com as organizações sindicais nos estados.
“Estamos criando uma rede integrada para garantir a cidadania de mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência. E os sindicatos são parceiros essenciais, pois estão na ponta dialogando e auxiliando os trabalhadores que contribuem para ter a proteção social”, explicou Lupi.
Para centenas lideranças em reunião híbrida nesta sexta-feira (17), o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, relatou o interesse de estimular a parceria com o governo federal para proporcionar conquistas que qualifiquem a realidade da população brasileira.
“Os sindicatos estão participando dessa nova realidade do Brasil. É um novo olhar para evoluir a realidade do povo trabalhador”, comentou.
Para o presidente nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, a Previdência é essencial para a retomada do progresso socialmente responsável do país.
“Queremos resgatar a Previdência e estamos dispostos a ajudar para melhorar a situação dos nossos aposentados”, salientou.
Leia mais: Extrato do INSS para declaração do IR 2023 já pode ser acessado!
Presidente nacional em exercício da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Renê Vicente dos Santos defendeu, nesta quinta-feira (16), o compromisso com o progresso da proteção social pública.
“Uma das principais lutas que travamos, nos últimos anos, é a defesa da previdência pública, que simboliza o Brasil democrático, soberano e inclusivo. É uma base fundamental para a distribuição de renda”, comentou.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…