Nos tempos atuais é raro achar um amigo, conhecido ou familiar que não esteja com o nome sujo. Muitas vezes, isso ocorre por uma fatalidade e não por má fé. A perda do emprego e o custo de vida podem ser motivos para não honrar com os compromissos.
Contudo, um dos grandes mitos é considerar que passados cinco anos, a dívida é perdoada e o cidadão pode voltar a ter “crédito na praça”. A verdade é que a dívida não deixa de existir. O que ocorre é que as instituições de crédito são obrigadas a retirar o nome do devedor das suas listas.
Serasa, SPC Brasil e bancos são os órgãos que dispõem das listas dos consumidores que assumiram alguma dívida e não conseguiram quitá-la por algum motivo.
Passados os cinco anos, o nome do inadimplente sai da lista dos negativados e não entra mais no cálculo do score de crédito. Contudo, a instituição a qual ficou devendo poderá acionar judicialmente em um prazo determinado, de acordo com o Código Civil.
Esta cobrança também pode ser feita de forma amigável através de cartas ou ligações, mas sem expor ao constrangimento o devedor.
Leia também: Quantos Anos Leva Para Uma Dívida Caducar?
Se você é um dos brasileiros que fica esperando passar os cinco anos pensando que desta forma estará livre do pagamento, fique atento para os prazos a seguir. Dentro deste período, você poderá receber uma ação na Justiça. Vejamos:
1 ano – para despesas com hospedagem e dívidas de seguros;
3 anos – para aluguel de imóvel e empréstimos;
5 anos – para cartão de crédito, cheque especial, boletos bancários, impostos e convênios médicos;
10 anos – para telefone, água e energia elétrica.
Mas muita atenção: esses prazos só valem se você não teve cobrança judicial por essa dívida. Se um processo está em aberto, esse prazo deixa de existir.
Uma dívida só não pode mais receber cobrança quando ela prescreve, isto é, quando uma empresa deixa de cobrá-la por muito tempo. Assim, caducar e prescrever não podem ter uso como sinônimos. O prazo para prescrição de uma dívida varia de acordo com a natureza do débito.
Portanto, não pagar por cinco anos não vai livrar o consumidor do problema.
Existem consequências quando o nome fica negativado. O consumidor fica impossibilitado de:
Leia também: Está Negativado? Veja Como Sair Das Dívidas E Limpar Seu Nome
Qualquer dívida vencida que não tenha sido paga pode levar a pessoa a ter o nome negativado. Isso pode ocorrer na hora de uma compra, ao solicitar empréstimo a instituições financeiras ou até mesmo ao tentar fazer um crediário. Estas seriam formas, digamos, constrangedoras de descobrir isso.
Mas a forma oficial seria uma consulta aos sites através do número do CPF. Site do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a página do Serasa seriam os dois órgãos principais que possuem um banco de dados dos devedores da rede bancária.
Pagando o que se deve, o nome volta a ficar limpo, e o consumidor volta a ter uma vida financeira saudável. Voltando a ter créditos bancários, como também sendo possível abrir conta corrente.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…