Antes de realizar o sonho da casa própria, investir no próprio negócio ou finalmente comprar as passagens para aquela grande viagem, na maioria das vezes o consumidor precisa contar com um dinheiro que ainda não tem e acaba ficando sujeito a uma complexa análise para obtê-lo.
Financiamentos, empréstimos e aumento de limite no cartão de crédito dependem integralmente do score de crédito — além de outras metodologias determinadas por cada instituição financeira ou empresa.
As pessoas que estão com o “nome sujo”, “negativadas” ou “no Serasa” temem esta análise. É preciso desmistificá-la e compreendê-la para evitar esta preocupação.
O score de crédito é uma pontuação baseada nos hábitos de pagamento e na relação do consumidor com crédito, dívidas, inadimplência e pagamentos.
Ele vai de 0 a 1.000 e, quanto mais alta a nota, melhor. Isso indica que aquele consumidor tem mais chances de honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses e, em troca, poderá ter acesso facilitado a cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos concedidos por instituições financeiras e empresas.
O sistema já é bastante popular, mas, como há inúmeros fatores envolvidos na pontuação e em seus desdobramentos, chegou o momento de esclarecer o que é verdade sobre o assunto:
Mito. Quem calcula essa pontuação são os chamados birôs de crédito, instituições que são verdadeiros bancos de dados, que reúnem e gerenciam informações financeiras dos consumidores ao longo dos anos.
A mais conhecida é justamente o Serasa, mas há outras instituições que também fazem este trabalho, como o SPB e o Boa Vista, que também podem ser consultadas para descobrir o perfil financeiro do indivíduo.
Verdade. A melhor forma de aumentar a pontuação é não ter dívidas atreladas ao CPF.
Se o nome estiver sujo, o consumidor deve buscar opções para quitar a dívida — como a renegociação — e conseguir remover o nome da lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito.
Indivíduos que conseguem fazer pagamentos de contas, dívidas, empréstimos e financiamentos antecipadamente também ganham pontos extras.
Verdade. O Cadastro Positivo, existente desde 2019, permite uma troca de informações entre as empresas e os birôs de crédito.
Todo cidadão foi automaticamente adicionado ao Cadastro Positivo na época de sua criação, com o direito de fazer o cancelamento. No entanto, para quem deseja aumentar o score de crédito, o ideal é manter o cadastro.
Assim, as empresas podem consultar uma fonte confiável para avaliação de crédito do consumidor, o que eleva as chances de ser aprovado e de obter condições e taxas mais favoráveis.
Depende. A pontuação do score funciona da seguinte maneira:
Dependendo dos registros do indivíduo, da finalidade para a qual a análise está sendo feita e das políticas e critérios de avaliação da empresa, um perfil com risco médio de inadimplência pode não ser suficiente para concluir a operação em determinada instituição.
Em casos como este, o indicado é buscar outra instituição e solicitar uma outra aprovação ou tomar uma atitude para aumentar a pontuação e entrar com uma nova solicitação em alguns meses.
Depende. Um consumidor não tem como acessar a pontuação de terceiros. No entanto, ele pode verificar a própria pontuação, disponível no site ou app dos principais birôs de crédito mediante um cadastro vinculado ao CPF.
As empresas, entretanto, têm acesso a este serviço. Ele é usado exclusivamente para que as instituições em que o cliente pediu crédito possam tomar uma decisão a partir da análise do perfil em questão.
Mito. Ter uma pontuação considerada baixa pode complicar os planos de pessoas interessadas em obter empréstimos e financiamentos ou aumentar o limite do cartão de crédito.
Essa dificuldade pode deixá-las mais distantes de suas conquistas, como o sonho da casa própria, o que pode abalar emocionalmente o consumidor. Além disso, um baixo score pode trazer problemas se, por acaso, o indivíduo quiser abrir uma empresa.
Para se tornar MEI, algumas exigências são necessárias. Por isso, mesmo antes de tornar o seu empreendimento um sucesso, é preciso pensar em um sistema de gestão financeira que elimine problemas na hora do pagamento das dívidas. Por exemplo: é comum esquecer o dia do vencimento de uma conta ou até mesmo ter problemas em administrar o dinheiro que entra e sai e o que permanece para investimento.
Além disso, um score que indica alto risco de inadimplência mostra que, provavelmente, o indivíduo já está lidando com problemas financeiros. E, se essas questões não forem solucionadas, podem se tornar uma bola de neve.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…