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MJSP lança selo pelos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor

Foi lançado hoje (18) o selo postal que comemora os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A homenagem é fruto da parceria da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) com a Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil e os Correios.

Criado para resguardar direitos para os clientes brasileiros, o Código de Defesa do Consumidor lista responsabilidades e deveres para empresários e prestadores de serviços em relação aos clientes, considerados como “parte frágil” na relação com os fornecedores.

“O selo comemora o aniversário e a importância dos 30 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor. O CDC foi publicado em 11 de setembro de 1990 e é uma das legislações mais completas do mundo. Trata-se de importante marco no Brasil para a difusão da cultura de defesa do consumidor e dos mecanismos de proteção que merece ser comemorada nestes 30 anos”, informa Juliana Domingues, secretária Nacional do Consumidor.

Garantias ao consumidor

O CDC esclarece as responsabilidades nas relações de consumo e informa as partes envolvidas no comércio de suas atribuições. Para os consumidores, o código também cria proteções contra publicidade falsa, abusiva ou enganosa. O Código de Defesa do Consumidor deve estar disponível e de fácil acesso para os clientes em estabelecimentos comerciais, que devem observar os fundamentos da lei.

O CDC também institui o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que envolve os Procons, os Ministérios Públicos, as Defensorias Públicas e delegacias de polícia.

Fonte Agência Brasil – Por Pedro Ivo de Oliveira 

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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