Categories: Destaques

Mostre qual a importância da contabilidade para as empresas

Nem todos os clientes conseguem enxergar qual a importância da contabilidade para as empresas. Muitos, inclusive, desconhecem a capacidade que o contador possui para ajudar a melhorar seus resultados. Mudar essa realidade, acredite, depende muito de você.

Se você já teve problemas em mostrar o verdadeiro valor da sua empresa para o seu cliente, sofre com o alto índice de inadimplência ou tem dificuldades em fechar contratos por um preço justo, este artigo foi feito para você.

Qual a importância da contabilidade para as empresas e seu futuro

“Preciso mesmo de um contador? O que o contador pode fazer pelo meu negócio? Afinal, qual a importância da contabilidade para as empresas?” Essas são perguntas que, mais cedo ou mais tarde, passam pela cabeça do seu potencial cliente. Assim, se tornam um desafio a maispara você conquistar espaço no mercado.

A origem do questionamento está naquela velha imagem do contador emissor de guias. É quando o profissional contábil ficava no básico e não era visto como um parceiro, ou mesmo um consultor, como acontece hoje.

Como esse é um movimento relativamente recente, não causa surpresa que você ainda se depare com esse tipo de dúvida. Sempre haverá clientes que desconhecem o valor do serviço contábil. Isso sem falar naqueles que o ignoram. Seja qual for o caso, você é parte responsável da mudança.

O contador possui diversos relatórios gerenciais que podem ajudar o empreendedor na tomada de decisão. Que tal usá-los a seu favor? Você pode surpreender seu cliente entregando tais materiais e explicando como tirar proveito deles.

Muitas vezes, o empreendedor tem dificuldade em entender esse tipo de informação. Uma maneira simples de ajudá-lo é gravando um vídeo ou marcando uma reunião. Dessa forma, é possível explicar as demonstrações financeiras e o que pode ser melhorado na empresa. Também pode abordar quais pontos necessitam mais atenção.

Já imaginou que diferencial você entregaria com uma atitude tão simples? É por isso que, não custa repetir, cabe o contador também mostrar qual a importância da contabilidade para as empresas.

Ajuda na organização do controle financeiro

Certamente, você possui – ou ao menos já atendeu – uma empresa de pequeno porte e viu a falta de controle financeiro que muitas delas têm, não é mesmo?

Esses problemas podem ocorrer desde a não separação das finanças da pessoa física e da jurídica, falta de dinheiro devido à inadimplência, ou simplesmente a desorganização financeiraque ocasiona o atraso do pagamento aos fornecedores.

Ao contar com toda sua expertise, o cliente poderia ter uma empresa financeiramente organizada. Bastaria entender quão importante o contador pode ser nesse momento. Porém, muitos não tem ideia da quantidade de serviços que você pode prestar se o seu escritório não deixar isso claro.

Além de demonstrar sua capacidade de resolver esse problema, um cliente já conquistado tem chances maiores de contratar mais serviços. Dessa forma, aumentar o faturamento do seu escritório.

Auxílio no fluxo de caixa

Quando um empreendedor começa a fazer gestão financeira, um dos primeiros relatórios com os quais se depara é o fluxo de caixa. Mas ter o documento em mãos não significa compreender e, muito menos, saber analisar as informações à sua frente.

O contador pode mostrar seu valor dando dicas simples. Aliás, simples para quem conhecimento, mas fundamentais para a organizar a vida financeira do seu cliente. Como consequência, é um serviço que favorece a sua reputação e gera ganho em credibilidade e confiança ao escritório.

Maior facilidade para adquirir empréstimos e financiamentos

Diversas empresas necessitam contratar empréstimos e financiamentos, seja para aumentar seu capital de giro ou para adquirir um carro no CNPJ da empresa, por exemplo. Para isso, no entanto, é essencial ter uma contabilidade bem organizada e estruturada. Afinal, a situação da empresa deve se refletir nas suas demonstrações financeiras.

Isso é muito importante pois os bancos solicitam, na maioria das vezes, diversos relatórios contábeis antes de conceder crédito, como:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Resultado do Exercício
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Os documentos podem ser solicitados de acordo com a necessidade de cada banco. Mas é essencial estar com a contabilidade em dia para entregar todos eles. Seu cliente sabe disso? É bom refletir a respeito e estar disposto a ajudar.

Obrigações acessórias e multas

Não podemos deixar de citar um dos principais serviços que está no escopo de todos os escritórios de contabilidade. Estamos falando da entrega das obrigações acessórias dentro do prazo.

Sim, apesar de ser um serviço básico de todos os escritórios, é muito importante mencionar. A entrega das obrigações acessórias é fundamental para garantir que seu cliente esteja em dia com o Fisco e evite o pagamento de multas.

Esse é um valor mais facilmente percebido pelo cliente. Mas não significa que ele entenda exatamente qual a importância da contabilidade para as empresas. Garanta com que ele não veja o contador apenas como o cara que faz a parte chata do negócio.

Planejamento tributário

Ninguém deseja pagar mais impostos do que precisaria. Garantir isso também é um importante papel do contador dentro das empresas. Afinal, anualmente, é necessário rever o planejamento tributário para analisar qual enquadramento é o mais indicado para a empresa do cliente.

Muitos acreditam que o Simples Nacional é a melhor escolha até que seja atingido o limite de faturamento. Pode até ser que seja, mas é necessário realizar uma análise detalhada da empresa para confirmar.

Talvez esse trabalho identifique que o Lucro Presumido, por exemplo, seria a melhor opção para o novo ano-calendário.

Auxílio no planejamento estratégico

O ano de 2017 está acabando e, com ele, chega o momento de fazer o balanço. Estamos falando tanto do patrimonial quanto da análise de quais metas foram ou não atingidas. Além disso, também é hora de traçar novos objetivos para 2018.

Porém, muitos clientes não têm essa ideia clara. Dessa forma, apenas trabalham para pagar as contas da empresa e conquistar mais clientes para poder “sobreviver”.

Mas um planejamento estratégico vai muito além disso, você sabe bem. Traçar boas metas no começo do ano pode mudar completamente a visão da empresa. Então, esteja presente para que o sucesso do seu cliente seja garantido em 2018.

Entre diversos itens, o planejamento estratégico do seu cliente deve visar:

  • Definir objetivos para 2018
  • Definir metas de vendas ao longo do ano
  • Analisar quais mercados deseja focar, preferencialmente entendendo qual nicho gera mais retorno financeiro
  • Criar um plano de ação para atingir os resultados que deseja, com o auxílio de ferramentas como o 5W2H ou um mapa mental.

Mostre o seu valor contábil

Muitas vezes, os donos de negócios não sabem por onde começar a traçar planos para buscar o sucesso. Por outro lado, não há dúvidas de que eles podem enxergar o contador com outros olhos se receberem um bom suporte.

Afinal, você sabe que é capaz de resolver muitos dos problemas na gestão de empresas. De quebra, atua para que o empreendedor perceba maior valor nos seus serviços, o que vai muito além de realizar os lançamentos contábeis.

Então, assuma o compromisso e a responsabilidade de apresentar ao cliente qual a importância da contabilidade para as empresas. O retorno virá, certamente.

Vinicius Roveda atua há 15 anos no mercado de tecnologia e internet. Possui formação em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Produtos. É fundador e CEO da ContaAzul, fornecedora de software de gestão online para MPEs de todo o Brasil. A ContaAzul foi acelerada pela americana 500Startups e já recebeu aportes de diversos investidores mundiais desde 2009.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

6 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

7 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

10 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

11 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

11 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

12 horas ago