Algumas empresas já conseguiram entender que para reter os seus colaboradores precisam fazer muito mais do que oferecer altos salários e um bom pacote de benefícios.
Foi-se o tempo em que os profissionais estavam em busca apenas de dinheiro, hoje os funcionários motivados e produtivos querem muito mais.
Pesquisas apontam que em muitos casos o desligamento de uma organização ocorre por problemas com os gestores, e esse motivo é muito maior do que por questões salariais.
Cuidar dos recursos humanos de uma organização é cuidar do seu maior patrimônio e isso faz toda a diferença nos resultados.
As organizações mais desenvolvidas, que possuem fila de trabalhadores batendo em sua porta, contam com os que conseguem os melhores resultados e com funcionários motivados.
Esse é o segredo que elas têm usado para se manterem competitivas e a algumas práticas estão fazendo diferença.
O que os funcionários motivados buscam
Para ter funcionários motivados, as empresas precisam ter a sua parcela de contribuição, criando um ambiente desafiador que atenda aos anseios de seus colaboradores.
Muitas organizações têm transformado o seu método de trabalho e gestão para conquistar melhores resultados.
Trabalho de casa
Cada vez mais as empresas adotam o trabalho remoto, no qual o funcionário pode trabalhar de casa, sem necessidade de enfrentar trânsito e se locomover até o escritório.
O colaborador ganha tempo e pode se dedicar mais a vida pessoal sem que isso interfira na sua produtividade.
Horários flexíveis
Alguns cargos permitem que sejam adotados horários mais flexíveis, no qual o funcionário motivado determina o horário que realizará as suas tarefas e até mesmo a chegada e saída da empresa.
O foco deixa de ser cumprir uma jornada fixa de trabalho e se volta para o cumprimento de tarefas.
A pessoa passa a administrar a sua agenda e foca em terminar a atividade. Isso acaba demandando menos tempo do que se fosse necessário cumprir uma jornada fixa e também permite que se concilie a vida pessoal com a profissional.
Valorização das ideias
Uma organização é construída com a participação de todos os seus membros e valorizar a ideia de todos cria funcionários mais motivados. Sugestões, elogios e críticas possuem espaço, sejam em reuniões, conversas com gestores e caixas de sugestões.
Toda ideia é valorizada e ouvida e a pessoa recebe um feedback de sua viabilidade e quais seriam os possíveis resultados delas. As melhores são selecionadas e implementadas.
Palestra motivacional
Investir no potencial do seu colaborador é essencial para que esse se sinta valorizado e isso é conseguido com capacitações e participação em palestras. Rodrigo Pimentel, ex capitão do Bope e consultor de liderança e trabalho de equipe, realizou recentemente uma palestra motivacional em São Paulo, e que teve o objetivo de ajudar funcionários desmotivados para atingir suas metas e objetivos.
No nordeste do país, vários palestrantes de renome também já realizaram eventos motivacionais para empresas como Edgar Ueda, em Aracajú; Alfredo Rocha, em Maceió, Alagoas e o consultor de carreira, Cristiano Saback, em Salvador.
Cabe ao gestor da sua empresa verificar as opções mais viáveis conforme o local de instalação da empresa. As capacitações e cursos devem proporcionar o aprendizado e crescimento profissional e pessoal.
A palestra motivacional pode ser utilizada para que os funcionários motivados se mantenham nesse patamar e os que não se sentem pertencentes ao grupo possam encontrar formas de buscar a sua satisfação, se identifiquem com a empresa e possam contribuir com ela.
Desafios constantes
Quando se entra em uma rotina que o trabalho fica automatizado, o funcionário motivado começa a não ver mais motivos para realizar o seu trabalho, uma vez que ele não está contribuindo tanto. É preciso criar desafios constantes, com metas agressivas, mas possíveis de serem conquistadas, incluindo também atividades novas.
Quando desafiada, a equipe buscará maneiras de realizar a atividade proposta, ficará focada no seu objetivo, tende a trabalhar em conjunto e encontra motivação para atingir a meta.
Ao conseguir a conquista, sua satisfação e motivação aumentam e buscará novos desafios para se manterem nesse ritmo.
Os funcionários motivados trazem excelentes resultados para as empresas. Em contrapartida, precisam ser estimulados em um ambiente propício para se manterem nesse nível.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!